ACESSIBILIDADE EM ESCOLAS MUNICIPAIS: PROPOSTA DE MODELO DE AVALIAÇÃO E ESTUDO DE CASO EM JUIZ DE FORA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Helder Gomes-
Autor(es): dc.contributorCPF:11133344422-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782862T9&dataRevisao=null-
Autor(es): dc.contributorAraújo, Elaine Aparecida-
Autor(es): dc.contributorCPF:03674152673-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1344483060687981-
Autor(es): dc.contributorShimoda, Eduardo-
Autor(es): dc.contributorCPF:17895250809-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7869107089401453-
Autor(es): dc.creatorFávero, Cristina Hill-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:35:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:35:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2015-05-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2014-06-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17443-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753488-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this work is to develop a model to assess council-run schools concerning their adherence to aspects of accessibility. Based on a literature review, conducted methodically in a set of 45 articles systematically selected from the databases SCOPUS and SciELO, we built a research instrument to evaluate the compliance of the council schools with the practices of accessibility. This research, which included 47 variables organized in 6 dimensions, was applied to a sample team composed of 70 professionals working in public schools, all located in the municipality of Juiz de Fora. As a result of the research, it was found that, in the studied sample, the attitudinal and programmatic dimensions are those that showed the highest levels of compliance. On the other hand, the architectural and communicational dimensions were the ones with lower incidence of observation, with highlights for the tactile paving and use of Braille in the classroom criteria as those with lowest scorings. Given the finding of such dichotomy, it seems necessary to point out that such dimensions and criteria should be prioritized in a program that aimed to increase accessibility in the public schools of Juiz de Fora.-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste trabalho é desenvolver uma modelagem para avaliação da aderência das escolas municipais aos aspectos da acessibilidade. Com base em revisão da literatura, efetuada de forma metódica em um conjunto de 45 artigos selecionados de modo sistemático das bases SCOPUS e SciELO, foi construído um instrumento de pesquisa para avaliação da aderência das escolas municipais às práticas da acessibilidade. Este instrumento, que contemplou 47 variáveis organizadas em 6 dimensões, foi aplicado uma amostra composta por 70 profissionais atuantes em escolas públicas municipais, situadas no município de Juiz de Fora. Como resultado da aplicação da pesquisa, identificou-se que na amostra pesquisada as dimensões atitudinal e programática são aquelas que apresentaram maior incidência. Já as dimensões com menor incidência foram as arquitetônica e comunicacional, merecendo destaque os critérios piso tátil e utilização de braile no contexto de sala de aula como os de menores pontuações alcançadas sendo indicado que dimensões e critérios tais, deveriam ser priorizadas em um programa que busque aumentar a acessibilidade nas escolas municipais de Juiz de Fora.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAcessibilidade-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação-
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectAccessibility-
Palavras-chave: dc.subjectAssessment-
Palavras-chave: dc.subjectDisability-
Palavras-chave: dc.subjectInclusion-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleACESSIBILIDADE EM ESCOLAS MUNICIPAIS: PROPOSTA DE MODELO DE AVALIAÇÃO E ESTUDO DE CASO EM JUIZ DE FORA-
Título: dc.titleACCESSIBILITY IN COUNCIL-RUN SCHOOLS: PROPOSAL OF ASSESSMENT MODEL AND CASE STUDY IN JUIZ DE FORA-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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