Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bossy, Marcia Jurkiewicz | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Joice Cleide Cardoso Ennes de | - |
Autor(es): dc.contributor | Sales, Rodrigo de | - |
Autor(es): dc.contributor | Sanches Neto, Asy Pepe | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Sarah Gleich de Almeida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:35:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:35:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24487 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753475 | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho pretendemos analisar e comparar uma disciplina do primeiro período e uma disciplina do sexto período do curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Este curso tem como objetivo formar pessoas aptas a identificar, procurar e encontrar a informação desejada. Outra atribuição do profissional da informação será capacitar usuários leigos para que se tornem autônomos em suas pesquisas. Os formandos em Biblioteconomia e Documentação se tornam profissionais da informação e disseminadores do conhecimento, atuando na administração de bibliotecas com intuito de promovê-las. Por esse motivo, o curso foi escolhido para a realização dessa pesquisa. Temos como método para essa pesquisa a teoria de Brenda Dervin (sense-making) onde a coleta de dados é feita de forma qualitativa, observando seus pontos cognitivos e interpretando suas necessidades num âmbito sociológico e intelectual. O estudo desse trabalho foca na comparação entre uma turma de 1º período, cursando a disciplina Introdução à Biblioteconomia, e a turma da matéria de 6º período, Metodologia da Pesquisa II. Acompanhando através de questionários para obter a descrição individual de cada aluno no processo, levando em consideração suas ações, pensamentos e sentimentos. Como conclusão dessa pesquisa, tivemos resultados positivos na resposta dos alunos e na forma como estão realizando seus trabalhos acadêmicos desde o primeiro período até o sexto período. | - |
Descrição: dc.description | This work is intended to analyze and compare a discipline of the first period and a discipline of the sixth period of the Library and Information Science course of the Universidade Federal Fluminense (UFF). This course intends to form people who are apt to identify, search, and find the desired information. Another attribution of the professional in this formation will be to train outside users so that they may become autonomous in their research. Library Science and Documentation majors become information professionals and disseminators of knowledge, working in the administration of libraries with the intention of promoting them. For this reason, this course was chosen for this research. Brenda Dervin’s method (sense-making) was used for this research where the collected data is evaluated through qualitative observations and their cognitive points, and through the interpretation of its necessities in a sociological and intellectual scope. The study of this work focuses on the comparative between a first period class studying the Introduction to Library Science, and a sixth period class studying Methods and Research II. All this was done through questionnaires in order to obtain the individual description of each student in the process, taking their actions, thoughts, and feelings, all into consideration. As the conclusion for this research, the results from the students and in the way that their academic work was completed was positive from the first semester through the sixth semester. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo de usuário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sense making | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteconomia e Documentação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo de usuário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteconomia | - |
Palavras-chave: dc.subject | User study | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sense Making | - |
Palavras-chave: dc.subject | Library Science and documentation | - |
Título: dc.title | Aquisição de hábitos de busca informacional para realização de trabalhos acadêmicos: estudo comparativo em turmas de Biblioteconomia e Documentação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: