Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE): desafios para implantação e execução em um campus de pequeno porte do IF Sudeste MG

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, André-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4359400160165099-
Autor(es): dc.contributorAbreu, Júlio Cesar Andrade de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7060564895078069-
Autor(es): dc.contributorMonteiro, Denisson Neves-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9064124008169185-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5119597067157010-
Autor(es): dc.creatorNangino, Marcos Vinícius Morais-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:35:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:35:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-04-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28456-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753471-
Descrição: dc.descriptionTítulo: Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE): desafios para implantação e execução em em campus de pequeno porte do IF Sudeste MG Objetivo do trabalho: Considerando que um dos problemas das instituições federais atualmente, é a perda de recursos repassados pelo FNDE para alimentação escolar, o presente trabalho tem o intuito de desenvolver um instrumento que oriente a execução do PNAE em um campus de pequeno porte, de modo que possa ser replicado em outras instituições interessadas. Procedimentos/Método para a solução do problema: O presente trabalho trata-se de uma pesquisa-ação, de natureza aplicada, de abordagem qualitativa e quanto aos objetivos se caracteriza como exploratória, sendo realizados os seguintes procedimentos: i) diagnóstico inicial do problema, através de entrevista com servidor de outra unidade do IF Sudeste MG que aplica o programa; ii) análise bibliográfica e documental a respeito da alimentação escolar e PNAE; iii) Identificação das características da Agricultura Familiar no município sede da unidade objeto de pesquisa; iv) entrevistas com servidores de outros institutos federais que executam o PNAE; v) acompanhamento da execução do programa em 2021, a fim de identificar falhas no processo e; vi) apresentação de um artefato que possa orientar unidades de pequeno porte na gestão e execução do programa, considerando seus desafios e limitações. Resultados: A alimentação escolar no IF Sudeste MG ainda caminha a passos lentos, necessitando que a discussão seja amadurecida em boa parte das unidades, principalmente em unidades menores, como os campi avançados. Como resultados, foi possível identificar falhas no processo de execução do programa no ano de 2021, coletar informações acerca da Agricultura Familiar na região de abrangência do Campus Avançado Bom Sucesso e verificar junto a outras instituições os desafios que foram e vem sendo enfrentados e como estes tem sido superados. Portanto, com base nas informações coletadas, foi possível atingir o objetivo geral da pesquisa, através do guia criado para execução do programa, bem como uma proposta de implantação de forma imediata no Campus Avançado Bom Sucesso. Implicações práticas: O Campus Avançado Bom Sucesso poderá já utilizar o artefato criado de forma imediata, a fim de executar o recurso já no próximo ano. Além disso, o IF Sudeste MG poderá utilizar a unidade como piloto na institucionalização da alimentação escolar, melhorando o procedimento sugerido de modo a atender as unidades que ainda não executam o recurso devido aos problemas levantados. Originalidade e contribuições: Considerando que não há na legislação, orientações acerca da execução do PNAE em unidades de pequeno porte, o artefato apresentado é original, pois foi desenvolvido considerando as limitações dessas unidades, com base em informações coletadas de outros institutos que enfrentam ou enfrentaram problemas semelhantes, dados da EMATER/MG e agricultores familiares locais, bem como análise da execução do programa dentro da própria instituição, a fim de mitigar falhas já ocorridas. Assim, o produto contribui para que a alimentação escolar passe a ser institucionalizada no âmbito da instituição através da política pública já existente, contribuindo com hábitos alimentares saudáveis dos alunos e com o desenvolvimento econômico local, ao favorecer a melhoria de renda da Agricultura Familiar. Neste contexto, a pesquisa se enquadra na linha de atuação científico-tecnológica LACT 1 – Estratégia, Governo e Desenvolvimento, por contribuir com a regulação de uma política pública em nível local e com o desenvolvimento regional por meio de um mercado institucional. Produção Técnica/Tecnológica: O artefato apresentado refere-se a um guia orientativo para gestão e execução do PNAE em unidades de pequeno porte. Deste modo, enquadra-se como um produto não patenteável pertencente ao Eixo 1 – Produtos e Processos. O produto é aplicável, possuindo potencial para ser utilizado por outras unidades do IF Sudeste MG e outros institutos federais interessados. O produto possui baixa complexidade, porém é inovador, por considerar as limitações das unidades menores, com base na legislação vigente, na experiência de outras instituições e do próprio IF Sudeste MG na execução no ano de 2021 e também do nicho da sociedade que a politica de alimentação escolar pretende atingir, a agricultura familiar-
Descrição: dc.descriptionTitle: National School Feeding Program (NSFP): Challenges for implementation and execution in a small campus of a federal institute Source of the: Considering that one of the problems faced by federal institutions today is the loss of funds transferred by the FNDE for school meals, the present work aims to develop an instrument that guides the execution of the NSFP in a small campus, so that it can be replicated in other interested institutions. Procedures/Methods for the solution of the problem: The present work is an action research, of an applied nature, with a qualitative approach and, in terms of objectives, it is characterized as exploratory, with the following procedures being carried out: i) initial diagnosis of the problem, through an interview with a server from another unit of the IF Sudeste MG that applies the program; ii) bibliographic and documentary analysis regarding school meals and NSFP; iii) Identification of the characteristics of Family Agriculture in the municipality where the research unit is located; iv) interviews with employees of other federal institutes that execute the NSFP; v) monitoring the execution of the program in 2021, in order to identify flaws in the process and; vi) presentation of an artifact that can guide small units in the management and execution of the program, considering its challenges and limitations. Results: School meals at IF Sudeste MG are still moving slowly, requiring the discussion to be mature in most units, especially in smaller units, such as advanced campus. As a result, it was possible to identify flaws in the program execution process in 2021, collect information about Family Agriculture in the region covered by the Bom Sucesso Advanced Campus and verify with other institutions the challenges that have been and are being faced and how these has been overcome. Therefore, based on the information collected, it was possible to achieve the general objective of the research, through the guide created for the execution of the program, as well as a proposal for immediate implementation at the Bom Sucesso Advanced Campus. Practical implications: The Bom Sucesso Advanced Campus will be able to use the created artifact immediately, in order to implement the resource as early as next year. In addition, the IF Sudeste MG will be able to use the unit as a pilot in the institutionalization of school meals, improving the suggested procedure in order to serve the units that still do not implement the resource due to the problems raised. Originality and contributions: Considering that there is no guidance in the legislation on the implementation of the PNAE in small units, the artifact presented is original, as it was developed considering the limitations of these units, based on information collected from other institutes that face or have faced similar problems, data from EMATER/MG and local family farmers, as well as analysis of the execution of the program within the institution itself, in order to mitigate failures that have already occurred. Thus, the product contributes to the institutionalization of school meals within the institution through the existing public policy, contributing to healthy eating habits of students and local economic development, by favoring the improvement of family farming income. In this context, the research fits into the scientific-technological line of action LACT 1 – Strategy, Government and Development, as it contributes to the regulation of a public policy at the local level and to regional development through an institutional market. Technical/Technological Production: The artifact presented refers to an orientation guide for the management and execution of the NSFP in small units. Thus, it fits as a non-patentable product belonging to Axis 1 – Products and Processes. The product is applicable, having the potential to be used by other units of the IF Sudeste MG and other interested federal institutes. The product has low complexity, but is innovative, considering the limitations of smaller units, based on current legislation, on the experience of other institutions and the IF Sudeste MG itself in the execution in 2021 and also of the niche of the society that the policy of school feeding intends to reach, the Family Agriculture-
Descrição: dc.description123 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)-
Palavras-chave: dc.subjectInstituto federal-
Palavras-chave: dc.subjectAlimentação escolar-
Palavras-chave: dc.subjectAgricultura familiar-
Palavras-chave: dc.subjectCampus avançado-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectDespesa pública-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectNational School Feeding Program (NSFP)-
Palavras-chave: dc.subjectFederal institute-
Palavras-chave: dc.subjectSchool meals-
Palavras-chave: dc.subjectFamily farming-
Palavras-chave: dc.subjectAdvanced campus-
Título: dc.titlePrograma Nacional de Alimentação Escolar (PNAE): desafios para implantação e execução em um campus de pequeno porte do IF Sudeste MG-
Título: dc.titleNational School Feeding Program (NSFP): challenges for implementation and execution in a small campus of a federal institute-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.