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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Sepulveda, José Antônio Miranda | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Ághata Catarine Silva de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:35:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:35:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15352 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753463 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho consiste em uma pesquisa de monografia cujo objetivo é analisar e refletir acerca da hipótese de que os valores morais religiosos, principalmente cristãos, podem reproduzir dentro das instituições públicas de ensino brasileiras, a violência por LGBTIfobia. Dessa forma, busca refletir sobre a importância da laicidade para a constituição da democracia como forma de garantir a diversidade humana e com isso, combater esse preconceito. Para isso, foi realizado um diálogo reflexivo com diversos autores como Luiz Antônio Cunha, Roseli Fischmann, Daniel Borillo, Carlos Nelson Coutinho e Boaventura de Sousa Santos, acerca da importância da laicidade para o processo de democracia e sobre os possíveis embasamentos do preconceito contra LGBTIs. Foi também utilizado o recurso de formulários do google para coletar dados quantitativos e qualitativos de pessoas LGBTIs que já completaram o processo de escolarização básica no estado do Rio de Janeiro. O formulário foi divulgado dentre diversos grupos LGBTIs nas redes sociais e obteve durante dezoito dias, o total de 28 (vinte e oito) respostas. Após a discussão teórica e a análise do dados coletados, foi constatado que dentre outros fatores que contribuem para a reprodução da LGBTIfobia nas escolas públicas, (como a problemática das relações sociais e padrões de gênero), os valores cristãos que foram disseminados na cultura brasileira desde o período da colonização até a atualidade, também contribuem fortemente para a reprodução desse preconceito e para a violência contra pessoas LGBTIs dentro das escolas públicas brasileiras. Portanto, entende-se que dentro de escolas pertencentes ao Estado brasileiro, ainda há predominância institucional dos valores religiosos cristãos que são hegemônicos na sociedade e por isso, faz-se imprescindível a defesa pelo princípio da laicidade nesses espaços, como prevê a legislação do Estado | - |
Descrição: dc.description | This monograph consists in a research which objectives to analyze and reflect about the hypothesis of the LGBTIphobia violence that moral religious values, mainly Christian values, may reproduce inside of Brasilian public education institutions. In that way, intends to reflect about the importance of secularism to maintain the democracy as a guarantee of the human diversity, in a way to combat the prejudice. For that, it was realized a reflexive study about several authors, like Luiz Antônio Cunha, Roseli Fischmann, Daniel Borillo, Carlos Nelson Coutinho and Boaventura de Souza Santos, about this importance and to sustain the analysis about the prejudice against LGBTI people. The methodology used for the research was the platform google forms to collect qualitative and quantitative data of LGBTI people that already have completed the basic educational process in Rio de Janeiro. The form was disclosed in several LGBTI groups in social networks, obtaining 28 (twenty-eight) responses in total. After the theoretical discussions and data analysis, it was verified that, among other factors for the LGBTIphobia in public schools (as the problematic of social relations and gender norms), the dissemination of Christian values in the culture since the colonization period until now have also strongly colaborated to reproduce prejudice and violence against LGBTI people inside Brazilian public schools. Therefore, it's known that, inside Brazilian State schools, still predominates the hegemonical moral Christian values, making indispensable the defense of secularism in these spaces, as provided in the law | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cristianismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Laicidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Homofobia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola pública | - |
Título: dc.title | A importância da laicidade para o combate à homofobia na escola pública | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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