A reforma do Ensino Médio no Estado do Rio de Janeiro (2017-2022): a formação dos jovens em fragmentos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFranco, Maria Ciavatta Pantoja-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Eliza Bartolozzi-
Autor(es): dc.contributorGawryszewski, Bruno-
Autor(es): dc.contributorLima Filho, Domingos Leite-
Autor(es): dc.contributorVentura, Jaqueline Pereira-
Autor(es): dc.contributorCosta, Regis Eduardo Coelho Argüelles da-
Autor(es): dc.creatorPereira, Natália Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:35:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:35:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-19-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29149-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753462-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho realiza um estudo crítico acerca da reforma do Ensino Médio, instituída a partir da Medida Provisória 746/2016 e, posteriormente, aprovada na forma da Lei no 13.415/2017. Seu objetivo é analisar o processo de construção, regulamentação e implementação da reforma do Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, na rede estadual do Rio de Janeiro, entre os anos de 2017 e 2022. Embora algumas definições quanto à estrutura e à organização curricular decorreram de políticas estabelecidas no âmbito nacional, sua oferta cabe a cada estado da federação. Para dar conta desse objetivo, a proposta foi voltar a atenção aos fundamentos que embasam a ação governamental e as disputas nas sociedades civil e política, tanto no âmbito do governo brasileiro, quanto no do fluminense. O foco principal da pesquisa esteve posto na compreensão da política pública na formação da juventude brasileira, com vistas a expor o projeto econômico que se busca implementar com o auxílio da reforma do Ensino Médio e o papel do Estado, em um contexto de precarização e uberização do trabalho e de empresariamento da educação. Partiu-se do materialismo histórico-dialético para entender que esse processo da realidade educacional deve ser compreendido dentro de um contexto amplo de avanço do empreendedorismo, percebendo a realidade educacional concreta, inserida numa totalidade de múltiplas determinações e limitações. Os procedimentos metodológicos foram revisão bibliográfica e análise sócio- histórica de documentos nacionais e estaduais, produzidos desde 2017, principalmente, de materiais produzidos pela Secretaria de Educação do Rio de Janeiro e pelo Conselho Estadual de Educação, entre 2021 e 2022. Também foram utilizados documentos dos aparelhos de Estado e de aparelhos privados de hegemonia. Foram analisadas ainda a atuação e as elaborações de entidades críticas ao processo de implementação da reforma. O conteúdo da reforma do Ensino Médio na rede estadual do Rio de Janeiro é um projeto de fragmentação da formação da juventude da classe trabalhadora e de precarização do trabalho docente a partir de um empobrecimento científico, filosófico e cultural curricular, associado ao avanço da profissionalização barata, precária e acelerada, incluindo o esvaziamento da função do espaço escolar como espaço formador. Coloca-se a formação escolar a serviço das dinâmicas econômicas hegemônicas tendo como base ideológica o empreendedorismo. Tudo associado ao avanço privado sobre a educação pública, principalmente, a partir do estabelecimento de parcerias público-privadas.-
Descrição: dc.descriptionThis thesis is a critical study of the Reforma do Ensino Médio (High School Reform) which was set by the Medida Provisória (provisional presidential decree) 746/2016, and later aproved as a law. Our goal is to analyze the process of construction, regulation and implementation of the Reforma do Ensino Médio and of the National Basis of High School Common Curriculum (Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio) in the Rio de Janeiro state schools between 2017 and 2022. Although curriculum structures and organizations are set by federal government, its offer is responsibility of each state of the country. To achieve our goal, our attention must be directed to the foundations of the government action and the disputes in the civil society and in the national and fluminense government. Our focus is on the comprehension of the public policy in the formation of Brazilian youth, observing the economic project that is meant to be implemented along with the Reforma do Ensino Médio, in the context of labour uberization and the business oriented education. Our basis to understand this process is the historical-dialetical materialism observing the concrete educational reality in its multiple determinations and limitations. Our methodology was to review and and to analyze socially and historically the national and state documents produced since 2017, mainly by the Secretaria de Educação do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro Education Secretary) and by the Conselho Estadual de Educação (Education State Council) in 2021 and 2022. We also analyzed documents of the state and private hegemonic apparatuses and the performances of the Education Comission of the Rio de Janeiro State Assembly (ALERJ) and of the SEPE (Rio de Janeiro Educational Professionals Union), which set resistance to the proposition and brought others determinations and contradictions to the totality. The Reforma do Ensino Médio in the Rio de Janeiro educational system is a project of fragmentation of the working class youth formation, along with precariousness of teachers labour by decreasing scientific, philosophical and cultural levels of the curriculum along with the increase of a cheap, precarious and accelerated profissionalization. This project puts schools under the influence of hegemonic economical dynamics that have as their ideological basis the entrepreneurship. All this is associated with the development of the private sector over the public education through the establishment of private-public partnerships.-
Descrição: dc.description285 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectReforma do Ensino Médio-
Palavras-chave: dc.subjectRede Estadual do Rio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas Públicas-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica educacional-
Palavras-chave: dc.subjectReforma do ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio-
Palavras-chave: dc.subjectEscola pública-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectHigh School Reform-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro State Education System-
Palavras-chave: dc.subjectPublic Policies-
Título: dc.titleA reforma do Ensino Médio no Estado do Rio de Janeiro (2017-2022): a formação dos jovens em fragmentos-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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