Análise das percepções de alunos e professores sobre o projeto de extensão de nivelamento em língua portuguesa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Helder Gomes-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782862T9&dataRevisao=null-
Autor(es): dc.contributorCosta, Stella Regina Reis da-
Autor(es): dc.contributorShimoda, Eduardo-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7869107089401453-
Autor(es): dc.creatorGavioli, Luciana de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:35:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:35:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2011-07-02-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-10-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/19293-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753461-
Descrição: dc.descriptionThis research consists in identifying and analyzing the student‟s and teacher‟s perception of satisfaction in relation to the Project of Extension of Portuguese Language Leveler, implemented in a Superior Teaching Institution in Rio de Janeiro. Distinct questionnaires were elaborated to collect data at the level of student and teacher and quantitative analyses were made using the Decision Tree Analysis. Although students and teachers point out the students‟ stored deficiencies in the basic level of learning and/or the distance from school as the principal constraints to the mastering of the mother tongue in the Superior Teaching, most of them stated that they were very much satisfied with this project. It minimizes the difficulties linked to the areas of the Portuguese Language, Reading and Textual Production and it improves the performance of the student in the academic context-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal Fluminense-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa consiste em identificar e analisar a percepção da satisfação do aluno e do professor quanto ao Projeto de Extensão de Nivelamento em Língua Portuguesa, implantado em uma Instituição de Ensino Superior do Rio de Janeiro. Foram elaborados questionários distintos para a coleta de dados nos níveis aluno e professor, e feitas análises quantitativas utilizando a Análise de Árvore de Decisão. Percebeu-se que, embora alunos e professores apontem como principais entraves para o domínio da língua materna no Ensino Superior, as deficiências discentes acumuladas ao longo da Educação Básica e/ou provenientes do afastamento do ambiente escolar, os respondentes, em sua maioria, declararam estar muito satisfeitos com o referido projeto que minimiza dificuldades ligadas às áreas de Língua Portuguesa, Leitura e Produção Textual e potencializa o desempenho do discente no ambiente acadêmico-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectProjetos de Extensão-
Palavras-chave: dc.subjectInstituição de Ensino Superior-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua Portuguesa-
Palavras-chave: dc.subjectPercepção da satisfação-
Palavras-chave: dc.subjectProjects of Extension-
Palavras-chave: dc.subjectSuperior Teaching Institution-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguese Language-
Palavras-chave: dc.subjectPerception of satisfaction-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleAnálise das percepções de alunos e professores sobre o projeto de extensão de nivelamento em língua portuguesa-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.