Aprendizagem baseada em projetos: uma aplicação no processo de aprendizagem organizacional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFigueiredo, Moacyr A. D.-
Autor(es): dc.contributorPinheiro, Alexandre Silva-
Autor(es): dc.contributorFigueiredo, Lívia Cavalcanti-
Autor(es): dc.creatorBianchi, Catharina Rapouzo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:35:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:35:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-02-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-02-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22466-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753453-
Descrição: dc.descriptionO presente projeto tem como objetivo evidenciar como a Aprendizagem Baseada em Projetos (Project Based Learning - PBL) pode contribuir para o processo de Aprendizagem Organizacional (AO). O objetivo do projeto atesta sua relevância pela falta de estudos na literatura que relacionem os dois temas. A metodologia da pesquisa foi estruturada considerando a utilização de dois diferentes métodos: pesquisa bibliográfica, para a construção do referencial teórico, e estudo de caso, para pesquisa de campo. Os resultados da revisão de literatura foram: o levantamento dos principais conceitos e ideias sobre a AO e o PBL; as formas de realização e aplicação da AO e do PBL em empresas; as principais barreiras e facilitadores para essas aplicações; a diferenciação entre Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Problemas; e a percepção de que os projetos trazem inúmeros benefícios às empresas, como: o alinhamento com as mudanças e necessidades do mercado, o conhecimento de tendências para a resolução de problemas de forma prática; e a consideração da visão de todos da organização. O estudo de caso foi realizado em uma indústria que aplica a Gestão de Projetos para a melhoria de seus processos. Os resultados da pesquisa de campo apresentam aspectos da Gestão de Projetos que contribuem para o processo de Aprendizagem Organizacional, como: a presença das etapas definidas; o preenchimento de documentos que enfatizam os objetivos e as entregas; e uma metodologia que incentiva o uso de ferramentas e práticas facilitadoras. Com base nos resultados, conclui-se que o PBL pode ser uma ferramenta proveitosa para auxiliar a Aprendizagem Organizacional.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPetrópolis-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem baseada em projetos-
Palavras-chave: dc.subjectGestão de projetos-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem baseada em problemas-
Palavras-chave: dc.subjectGestão de projeto-
Palavras-chave: dc.subjectProject based learning-
Palavras-chave: dc.subjectOrganizational learning-
Palavras-chave: dc.subjectProject management-
Título: dc.titleAprendizagem baseada em projetos: uma aplicação no processo de aprendizagem organizacional-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.