Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Figueiredo, Moacyr A. D. | - |
Autor(es): dc.contributor | Pinheiro, Alexandre Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Figueiredo, Lívia Cavalcanti | - |
Autor(es): dc.creator | Bianchi, Catharina Rapouzo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:35:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:35:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22466 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753453 | - |
Descrição: dc.description | O presente projeto tem como objetivo evidenciar como a Aprendizagem Baseada em Projetos (Project Based Learning - PBL) pode contribuir para o processo de Aprendizagem Organizacional (AO). O objetivo do projeto atesta sua relevância pela falta de estudos na literatura que relacionem os dois temas. A metodologia da pesquisa foi estruturada considerando a utilização de dois diferentes métodos: pesquisa bibliográfica, para a construção do referencial teórico, e estudo de caso, para pesquisa de campo. Os resultados da revisão de literatura foram: o levantamento dos principais conceitos e ideias sobre a AO e o PBL; as formas de realização e aplicação da AO e do PBL em empresas; as principais barreiras e facilitadores para essas aplicações; a diferenciação entre Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Problemas; e a percepção de que os projetos trazem inúmeros benefícios às empresas, como: o alinhamento com as mudanças e necessidades do mercado, o conhecimento de tendências para a resolução de problemas de forma prática; e a consideração da visão de todos da organização. O estudo de caso foi realizado em uma indústria que aplica a Gestão de Projetos para a melhoria de seus processos. Os resultados da pesquisa de campo apresentam aspectos da Gestão de Projetos que contribuem para o processo de Aprendizagem Organizacional, como: a presença das etapas definidas; o preenchimento de documentos que enfatizam os objetivos e as entregas; e uma metodologia que incentiva o uso de ferramentas e práticas facilitadoras. Com base nos resultados, conclui-se que o PBL pode ser uma ferramenta proveitosa para auxiliar a Aprendizagem Organizacional. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Petrópolis | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem organizacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem baseada em projetos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão de projetos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem organizacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão de projeto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Project based learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Organizational learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Project management | - |
Título: dc.title | Aprendizagem baseada em projetos: uma aplicação no processo de aprendizagem organizacional | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: