Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bergo, Renata Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Freitas, Adriano Vargas | - |
Autor(es): dc.contributor | Requião, Luciana Pires de Sá | - |
Autor(es): dc.creator | Marques, Elisângela Conceição Carvalho de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:35:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:35:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5653 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753443 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como objetivo discutir sobre as potencialidades pedagógicas dos jogos e brincadeiras e investigar a presença dessas atividades em turmas do ensino fundamental. Para isso, fiz uma pesquisa de caráter bibliográfico e de campo em uma classe de 2° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Angra dos Reis, tendo como foco principal a observação da prática docente, e também dos alunos, da sala de aula e do espaço físico da escola como um todo. As teorias de Piaget (1978) e Vygotsky (1998) sobre o desenvolvimento infantil e contexto sociocultural fundamentaram o trabalho. Apesar desses teóricos afirmarem que o lúdico é um recurso de suma importância no desenvolvimento das capacidades das crianças seja ela cognitiva, social e criativa, constatou-se que a escola pesquisada, à proporção que avançam as séries escolares, as atividades lúdicas diminuem ou simplesmente desaparecem | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Angra dos Reis | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lúdico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de ensino e de Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Título: dc.title | Brincar e aprender: Qual o lugar da brincadeira no ensino fundamental? | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: