Brincar e aprender: Qual o lugar da brincadeira no ensino fundamental?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBergo, Renata Silva-
Autor(es): dc.contributorFreitas, Adriano Vargas-
Autor(es): dc.contributorRequião, Luciana Pires de Sá-
Autor(es): dc.creatorMarques, Elisângela Conceição Carvalho de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:35:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:35:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-26-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-26-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5653-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753443-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como objetivo discutir sobre as potencialidades pedagógicas dos jogos e brincadeiras e investigar a presença dessas atividades em turmas do ensino fundamental. Para isso, fiz uma pesquisa de caráter bibliográfico e de campo em uma classe de 2° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Angra dos Reis, tendo como foco principal a observação da prática docente, e também dos alunos, da sala de aula e do espaço físico da escola como um todo. As teorias de Piaget (1978) e Vygotsky (1998) sobre o desenvolvimento infantil e contexto sociocultural fundamentaram o trabalho. Apesar desses teóricos afirmarem que o lúdico é um recurso de suma importância no desenvolvimento das capacidades das crianças seja ela cognitiva, social e criativa, constatou-se que a escola pesquisada, à proporção que avançam as séries escolares, as atividades lúdicas diminuem ou simplesmente desaparecem-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherAngra dos Reis-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLúdico-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de ensino e de Aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Título: dc.titleBrincar e aprender: Qual o lugar da brincadeira no ensino fundamental?-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.