Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Tamires Moreira de | - |
Autor(es): dc.contributor | Freitas, Arlindo de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Vanessa Miguel Augusto de | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Luiz Filipe Alves de | - |
Autor(es): dc.contributor | Bonfim, Mariana Pereira | - |
Autor(es): dc.creator | Vasconcelos, Monique Julianny Maciel | - |
Autor(es): dc.creator | Vieira, Sheila Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:35:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:35:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-03-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-03-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/8980 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753440 | - |
Descrição: dc.description | Este estudo teve como objetivo principal analisar a percepção sobre ética geral e profissional por estudantes de graduação de ciências contábeis de uma instituição pública de ensino. A metodologia de pesquisa utilizada caracteriza-se como descritiva e quantitativa. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de questionário fechado adaptado dos estudos de oliveira etal. (2015). A amostra foi representada por 221 alunos cursando do 1º ao 8º semestre de 2018, o equivalente a 52% da amostra total. Os dados foram validados e tabulados com o auxílio de planilhas eletrônicas, onde buscou-se explorar o entendimento dos alunos para cada uma das questões propostas. A partir dos resultados, concluiu-se que os alunos têm consciência da relevância da ética para a profissão, assim como também em relação aos reflexos positivos que a adoção de um comportamento ético trás para sua imagem e valorização profissional. Acerca do Código de Ética Profissional do Contador (CEPC), evidenciou-se a necessidade de intensificar o seu uso em sala de aula. Enquanto ainda estudantes, com base nas respostas do questionário, percebe-se que uma significativa parte dos alunos apresentam ou tendem a apresentar um desvio de conduta, no que diz respeito a utilização de “colas” em avaliações | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Contábeis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudante | - |
Título: dc.title | Percepção dos alunos do curso de Ciências Contábeis acerca da ética sob a ótica profissional e acadêmica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: