Percepção dos alunos do curso de Ciências Contábeis acerca da ética sob a ótica profissional e acadêmica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Tamires Moreira de-
Autor(es): dc.contributorFreitas, Arlindo de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorSouza, Vanessa Miguel Augusto de-
Autor(es): dc.contributorSouza, Luiz Filipe Alves de-
Autor(es): dc.contributorBonfim, Mariana Pereira-
Autor(es): dc.creatorVasconcelos, Monique Julianny Maciel-
Autor(es): dc.creatorVieira, Sheila Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:35:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:35:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-29-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-29-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8980-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753440-
Descrição: dc.descriptionEste estudo teve como objetivo principal analisar a percepção sobre ética geral e profissional por estudantes de graduação de ciências contábeis de uma instituição pública de ensino. A metodologia de pesquisa utilizada caracteriza-se como descritiva e quantitativa. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de questionário fechado adaptado dos estudos de oliveira etal. (2015). A amostra foi representada por 221 alunos cursando do 1º ao 8º semestre de 2018, o equivalente a 52% da amostra total. Os dados foram validados e tabulados com o auxílio de planilhas eletrônicas, onde buscou-se explorar o entendimento dos alunos para cada uma das questões propostas. A partir dos resultados, concluiu-se que os alunos têm consciência da relevância da ética para a profissão, assim como também em relação aos reflexos positivos que a adoção de um comportamento ético trás para sua imagem e valorização profissional. Acerca do Código de Ética Profissional do Contador (CEPC), evidenciou-se a necessidade de intensificar o seu uso em sala de aula. Enquanto ainda estudantes, com base nas respostas do questionário, percebe-se que uma significativa parte dos alunos apresentam ou tendem a apresentar um desvio de conduta, no que diz respeito a utilização de “colas” em avaliações-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectÉtica-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Contábeis-
Palavras-chave: dc.subjectContabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectÉtica-
Palavras-chave: dc.subjectContador-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante-
Título: dc.titlePercepção dos alunos do curso de Ciências Contábeis acerca da ética sob a ótica profissional e acadêmica-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.