Professoras das infâncias e museus de arte: tecendo encontros, entrelaçando saberes na rede

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOstetto, Luciana Esmeralda-
Autor(es): dc.contributorPereira, José Valter-
Autor(es): dc.contributorVergara, Luiz Guilherme-
Autor(es): dc.contributorCavalcanti, Ana Maria Tavares-
Autor(es): dc.contributorLombardi, Lúcia-
Autor(es): dc.creatorBibian, Simone-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:35:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:35:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27242-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753422-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa se propôs a identificar e discutir o lugar que os saberes e as narrativas de docentes das infâncias ocupam e/ou poderiam ocupar nas ações educativas dos museus de arte. Buscando uma nova forma de aproximação entre museu e escola, e privilegiando a abertura de espaços de diálogo, onde as múltiplas dimensões formativas (saberes acadêmicos, práticas, experiências, sonhos, memórias) pudessem ser acolhidas, a metodologia proposta foi sustentada na ideia de conversar com professoras de educação infantil. Inspirada em Walter Benjamin (1987), nos pressupostos teórico-metodológicos das abordagens (auto)biográficas e das histórias de vida e formação (JOSSO, 1999; BRAGANÇA, 2008 e 2012; DELORY-MOMBERGER, 2016; PASSEGGI, 2011), a pesquisa contou com a colaboração de nove professoras de Educação Infantil da Rede Pública de Niterói e compreendeu duas etapas: encontros individuais (online), para conversar sobre os temas que circulam na pesquisa proposta – percursos que as levaram à docência, seus contatos com a cultura, a arte na escola, museu e arte brasileira do século XIX; ateliê (online), configurado como um projeto de formação, formulado a partir das narrativas dos encontros. O projeto de formação, chamado “Olhares Múltiplos – ateliê artístico e poético”, desenvolvido como segunda etapa da pesquisa, utilizou como dispositivos o podcast e o grupo de discussão via Facebook, tendo como fio condutor as obras de arte brasileiras do século XIX que, nos encontros online realizados, foram mais citadas pelas professoras. Dos achados, a tese discute como a formação estética proposta se entrelaçou com narrativas autobiográficas, trazendo novas possibilidades de diálogo com docentes da infância; as reverberações do contato das professoras com a arte e a potencialidade do uso das novas tecnologias, no caso o podcast e o Facebook, como dispositivos que podem sustentar propostas de formação que articulam educação e arte. Práticas e concepções que aparecem nas narrativas das professoras, sobre arte na escola, também foram matéria de discussão e análise. Por fim, buscando responder à pergunta fundante da pesquisa - O que pode o museu aprender com docentes da educação infantil sobre acolher crianças em seus espaços? - uma lista com as “Dez lições que as professoras ensinam aos museus” foi elaborada. Ao propor a formação estética de professores e professoras das infâncias e as possibilidades de contribuição do museu e das novas mídias para a ampliação de seus repertórios artístico-culturais, espera-se que esta pesquisa amplie a discussão sobre as possibilidades de entrelaçamento de saberes, levando em conta, também, as dificuldades impostas pela pandemia.-
Descrição: dc.descriptionThis research aimed to identify and discuss the place that childhood teachers knowledge and narratives occupy and/or could occupy in art museums educational actions. Seeking a new form of approximation between museum and school, and the opening of spaces for dialogue where the multiple formative dimensions (academic knowledge, practices, experiences, dreams, memories) could be welcomed, the proposed methodology was supported on the idea of talking with childhood teachers. Inspired by Walter Benjamin (1987), on the theoretical-methodological assumptions of (auto)biographical approaches and on life and education histories (JOSSO, 1999; BRAGANÇA, 2008 and 2012; DELORY-MOMBERGER, 2016; PASSEGGI, 2011), the research had the collaboration of nine Childhood Education teachers from the Public Educational Network of Niterói and comprised two stages: individual meetings (online), to talk about the topics highlighted in the proposed research - paths that led them to teaching, their contact with culture, art in the school, museum and the 19th century brazilian art; atelier (online), configured as a education project, formulated from the narratives of the meetings. The education project, called “Olhares Múltiplos – ateliê artístico e poético” (Multiple Looks – artistic and poetic studio), developed as the second stage of the research, used the podcast and the Facebook discussion group as devices, having as guide the brazilian art works from the 19th century that were most cited by the teachers in the online meetings held. From the findings, the thesis discusses how the proposed aesthetic formation was intertwined with autobiographical narratives, bringing new dialogue possibilities with childhood teachers; the repercussions of the teachers contact with art and the potential use of new technologies, in this case the podcast and Facebook as devices that can support education proposals that articulate education and art. Practices and conceptions that appear in the teachers narratives about art at school were also matters of discussion and analysis. Finally, seeking to answer the founding question of the research - What can museums learn from childhood education teachers about welcoming children into their spaces? - a list of the “Ten lessons that teachers teach to museums” was prepared. By proposing the aesthetic education of childhood teachers and the contribution possibilities of the museum and the new media to the expansion of their artistic-cultural repertoires, it is expected that this research will broaden the discussion on the possibilities of intertwining different knowledges, also taking into account the difficulties imposed by the pandemic.-
Descrição: dc.description282 p-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantil e Arte-
Palavras-chave: dc.subjectFormação Estética de Professores-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Novas Mídias-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa na Pandemia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Museal-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectMuseu Nacional de Belas Artes (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectChildhood Education and Art-
Palavras-chave: dc.subjectAesthetic Education of Teachers-
Palavras-chave: dc.subjectEducation and new media-
Palavras-chave: dc.subjectPandemic Research-
Palavras-chave: dc.subjectMuseum Education-
Título: dc.titleProfessoras das infâncias e museus de arte: tecendo encontros, entrelaçando saberes na rede-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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