Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Franco, Maria Aparecida Ciavatta | - |
Autor(es): dc.contributor | Schueler, Alessandra Frota | - |
Autor(es): dc.contributor | Prestes, Zoia Ribeiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Marcelo | - |
Autor(es): dc.creator | Bemvindo, Vitor | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:35:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:35:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/23205 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753420 | - |
Descrição: dc.description | A ideia de politecnia ou educação politécnica atualmente encontra-se ligada às concepções contra-hegemônicas de educação, assumindo grande importância entre socialistas e anarquistas. Esse conceito, no entanto, tem origem burguesa, e nasceu com as primeiras escolas politécnicas francesas surgidas logo após a Revolução de 1789. Porém, ao longo da história, o termo educação politécnica foi apropriado por diversos grupos, classes e frações de classes sociais, assumindo sentidos político-pedagógicos distintos, de acordo com cada um dos projetos societários defendidos por essas diferentes classes. Esta tese pretende fazer uma análise histórica da (re)construção do conceito de politecnia ao longo do tempo, observando suas nuances interpretativas nas suas diversas apropriações. Além disso, esta tese pretende analisar algumas experiências que se apropriaram dessa concepção de educação, em especial, na União Soviética e em Cuba. O trabalho pretende, ainda, compreender como a ideia de educação politecnia foi introduzida nos debates sobre educação no Brasil e refletir sobre as perspectivas para a construção de projetos educacionais referenciados na politecnia para a realidade brasileira, a partir das possibilidades oferecidas pelo ensino médio integrado à educação profissional. Por fim, esta tese se dedicará ao estudo da experiência do Instituto Politécnico da Universidade Federal do Rio de Janeiro em Cabo Frio, tentando compreender as contribuições desta instituição para a construção de novas perspectivas para a educação da classe trabalhadora no Brasil | - |
Descrição: dc.description | The idea of polytechnic education is currently linked to counter-hegemonic conceptions of education, assuming great importance between socialists and anarchists. This concept, however, has a bourgeois origin, and was born with the first French polytechnical schools arose shortly after the Revolution of 1789. However, throughout history, diverse groups, classes and fractions of social classes, assuming distinct political-pedagogical meanings, according to each of the societal projects defended by these different classes, appropriated the term polytechnic education. This thesis intends to make a historical analysis of the (re)construction of the concept of polytechnic education over time, observing its interpretative nuances in its various appropriations. In addition, this thesis aims to analyze some experiences that have appropriated this conception of education, especially in the Soviet Union and in Cuba. The work also intends to understand how the idea of education was introduced in the debates about education in Brazil and to reflect on the perspectives for the construction of educational projects referenced in the polytechnic education for the Brazilian reality, from the possibilities offered by the secondary education integrated to the professional education. Finally, this thesis will be devoted to the study of the experience of the Instituto Politécnico da Universidade Federal do Rio de Janeiro em Cabo Frio, trying to understand the contributions of this institution to the construction of new perspectives for the education of the working class in Brazil | - |
Descrição: dc.description | 294 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Politecnia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho como princípio educativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação politécnica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo de caso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto Politécnico da UFRJ (Cabo Frio, RJ) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Polytechnic | - |
Palavras-chave: dc.subject | Polytechnic education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Work as educational principle, | - |
Título: dc.title | Por uma história da educação politécnica: concepções, experiência e perspectivas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: