Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cabral, Rosimere Mendes | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Elisabete Gonçalves de | - |
Autor(es): dc.contributor | Badini, Sandra Borges | - |
Autor(es): dc.creator | Sousa, Janete Fontes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:35:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:35:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/2434 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753418 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho monográfico tem como objetivo apresentar algumas reflexões e análises a respeito das ações da biblioteca escolar no Letramento informacional principalmente nas últimas décadas em que a Sociedade da informação vem provocando mudanças significativas no processo de ensino-aprendizagem na educação básica brasileira. A metodologia utilizada para a realização desta monografia foi a revisão de literatura sobre as bibliotecas escolares brasileiras, sobre a educação e aspectos relacionados com o Letramento informacional. Descreve os principais acontecimentos da historia da educação desde o período colonial até os dias atuais, e seguem: como sucedeu o processo de dominação; a forma de instrução na colônia; sua estrutura pedagógica; as conturbações do período; suas revoluções e crises políticas. Aborda as contribuições da biblioteca para ensino e para a leitura, o potencial dos livros e dos impressos, a precariedade dos sistemas escolares. Relata a atuação do bibliotecário na Sociedade da informação, conceitua definições, esclarece a atuação do profissional da informação. Questiona os instrumentos de aprendizagem, o papel informacional, as dificuldades, os obstáculos e o respaldo científico para a prática de ações pedagógicas na biblioteca. Concluem-se as habilidades do Letramento informacional, suas definições, sua contextualização histórica, dificuldades e aplicabilidade na educação | - |
Descrição: dc.description | This monograph aims to present some reflections and analysis regarding the actions of the school library in information literacy especially in recent decades in the information society has led to significant changes in the teaching-learning process in the Brazilian basic education. The methodology used for the realization of this monograph was the literature review on Brazilian school libraries, about education and aspects of the informational literacy. It describes the key educational history of events from the colonial period to the present day, and follow: as happened the process of domination; the form of instruction in the colony; its pedagogical structure; the upheavals of the period; their revolutions and political crises. Discusses the contributions of the library for teaching and reading, the potential of books and printed, poor school systems. Reports the performance of the librarian in the information society, defines settings, clarifies the role of the information professional. Questioning the learning tools, the informational role, the difficulties, the obstacles and the scientific support for the practice of educational activities in the library. Conclude the abilities of informational literacy, its settings, its historical context, difficulties and applicability in education | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem cognitiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas escolares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteconomia – Estudo e ensino (Educação permanente) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação permanente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competência em informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cognitive learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | School libraries | - |
Palavras-chave: dc.subject | Library - Study and teaching (Continuing education) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital inclusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literacy | - |
Título: dc.title | Letramento informacional: contribuições da biblioteca escolar | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: