O fenômeno da dêixis como estratégia de persuasão em peças publicitárias

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Maria Jussara Abraçado de-
Autor(es): dc.contributorSilva, Nadja Pattresi de Souza e-
Autor(es): dc.contributorAmorim, Carmelita Minelio da Silva-
Autor(es): dc.creatorGalvão, Paulo Victor Almeida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:35:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:35:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-04-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15806-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753411-
Descrição: dc.descriptionA publicidade apresenta um discurso que tem por objetivo persuadir o público a comprar determinado produto ou serviço. A presente dissertação dedica-se ao estudo da dêixis como estratégia de aproximação entre os interlocutores dentro do discurso persuasivo das peças publicitárias. Valendo- se de conceitos da Linguística Textual, a análise quantitativa e qualitativa do uso de tipos específicos de dêixis (social, de pessoa, de tempo e de lugar) em diferentes textos publicitários revela que as expressões indiciais estimulam uma relação de intimidade, simulando um diálogo com tom mais informal, além de diminuírem a distância entre os interlocutores e destacarem a premência e a singularidade da mensagem-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionPublicity presents a discourse that aims to persuade or audience to buy a particular product or service. This dissertation is dedicated to the study of the deixis as an approach strategy between the interlocutors within discourse of publicities. Using concepts from Text Linguistics, the quantitative and qualitative analysis of the use of specific types of deixis (social, of person, of time, of space) in different advertising texts reveals that the indicative expressions stimulate a relationship of intimacy, simulating a more informal dialogue, as well reducing the distance between the interlocutors and highlighting the urgency and uniqueness of the massage-
Descrição: dc.description91 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDêixis-
Palavras-chave: dc.subjectLinguística textual-
Palavras-chave: dc.subjectPublicidade-
Palavras-chave: dc.subjectInterlocutores-
Palavras-chave: dc.subjectAproximação-
Palavras-chave: dc.subjectLinguística-
Palavras-chave: dc.subjectPublicidade-
Palavras-chave: dc.subjectDiscurso publicitário-
Palavras-chave: dc.subjectDeixis-
Palavras-chave: dc.subjectText linguistics-
Palavras-chave: dc.subjectPublicity-
Palavras-chave: dc.subjectInterlocutors-
Palavras-chave: dc.subjectApproach-
Título: dc.titleO fenômeno da dêixis como estratégia de persuasão em peças publicitárias-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.