Combinando os três momentos pedagógicos e o enfoque STEAM no ensino de fluidos não newtonianos por meio de TICs e experimentos de colisão

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDutra, Rafael de Sousa-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1384421730870729-
Autor(es): dc.contributorSouza, Paulo Victor Santos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0631397141390775-
Autor(es): dc.contributorGirardi, Daniel-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5636463588776882-
Autor(es): dc.contributorDias, Marco Adriano-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3039235507181072-
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Elicardo Alves de Souza-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7653565899894307-
Autor(es): dc.creatorLima, Eduardo de Aquino-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:35:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:35:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-28-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27986-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753373-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho desenvolvemos uma sequência combinando a metodologia didática dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) e o enfoque STEAM, para discutir propriedades fisicas de fluidos não newtonianos em uma turma do ensino médio, por meio de experimentos de colisão. O cenário pandêmico estabelecido no início de 2020 fez com que a sequência fosse adaptada para o cenário de ensino híbrido, que teve como principal aliado, nesse contexto de grande desafio, o uso extensivo das Tecnologias da Informação e Comunicação TICs. Durante a aplicação do produto educacional, os estudantes foram motivados a caracterizar a rigidez de um fluido não newtoniano, através do processo de video-análise de experimentos de colisão de bolas contra a superfície de um fluido não newtoniano, confeccionado através da mistura de amido de milho com água, conhecida como Oobleck. O experimento foi utilizado na sequência, para inserir os estudantes na vivência das etapas do desenvolvimento científico e tecnológico, através do trabalho colaborativo entre os colegas de classe. A sequência foi desenvolvida por meio de pergunta problematizadora e questionários avaliativos, que permitiram avaliar o grau de engajamento e de aprendizagem dos alunos durante as aulas. Como atividade final, é proposto aos alunos a confecção de um vídeo de curta duração, no qual utilizam os conhecimentos adquiridos durante o desenvolvimento da sequência, para convencer sobre as funcionalidades de coletes de proteção construídos com Oobleck, sendo esta a etapa artística do enfoque STEAM utilizado nessa sequência. Durante a aplicação da sequência percebemos um possível processo de aprendizagem ativa dos alunos, tornando-os protagonistas do processo de ensino-aprendizagem através do trabalho colaborativo entre cles, que acreditamos ter sido fruto da combinação da metodologia didática dos três momentos pedagógicos com o enfoque STEAM-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionIn this work we developed a sequence combining the didactic methodology of the Three Pedagogical Moments (3MP) and the STEAM approach, to discuss physical properties of non-Newtonian fluids in a high school class, through collision experiments. The pandemic scenario established in carly 2020 meant that the sequence was adapted to the hybrid education scenario, which had as its main ally, in this context of great challenge, the extensive use of Information and Communication Technologies ICTs. During the application of the educational product, the students were motivated to characterize the rigidity of a non-newtonian fluid, through the video-analysis process of balls collision experiments against the surface of a non-newtonian fluid, made by mixing cornstarch with water, known as Oobleck. The experiment was used in the sequence, to insert students in the experience of the stages of scientific and technological development, through collaborative work among classmates. The sequence was developed through problematizing questions and evaluative questionnaires, which allowed the assessment of the students! level of engagement and learning during classes. As a final activity, students are proposed to make a short video, in which they use the knowledge acquired during the development of the sequence, to convince about the functionalities of protective vests built with Oobleck, which is the artistic stage of the STEAM approach. used in this sequence. During the application of the sequence, we noticed a possible process of active learning of the students, making them protagonists of the teaching-learning process through collaborative work between them, which we believe to have been the result of the combination of the didactic methodology of the three pedagogical moments with the STEAM approach-
Descrição: dc.description111 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTrês momentos pedagógicos-
Palavras-chave: dc.subjectFluidos não newtonianos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectCiência-
Palavras-chave: dc.subjectThree pedagogical moments-
Palavras-chave: dc.subjectSTEAM-
Palavras-chave: dc.subjectTICs-
Palavras-chave: dc.subjectNon-newtonian fluids-
Título: dc.titleCombinando os três momentos pedagógicos e o enfoque STEAM no ensino de fluidos não newtonianos por meio de TICs e experimentos de colisão-
Título: dc.titleCombining the three pedagogical moments and the STEAM approach in teaching non-Newtonian fluids through ICT and collision experiments-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.