Os Jovens da cultura marginal no cotidiano das aulas de educação física numa Escola Estadual em Duque de Caxias: um estudo sobre a constituição da instrução pública primária e sua cultura escolar (1880- 1911)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartins, Margareth Marques-
Autor(es): dc.contributorRangel, Mary-
Autor(es): dc.contributorBianchin, Sady-
Autor(es): dc.contributorCoelho, Gustavo-
Autor(es): dc.creatorCoelho, Mônica Paranhos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:35:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:35:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-06-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15135-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753369-
Descrição: dc.descriptionPartindo do princípio que a escola se encontra num país, cujo processo de colonização se mantém através do conceito de colonialidade. Este processo se utiliza dos mecanismos de reprodução da cultura hegemônica para manter o atual sistema sociopolíticocultural, através da marginalização de outras culturas existentes na sociedade. A pesquisadora tem como objetivo apresentar possíveis práticas emancipatórias oriundas de observações feitas durante as aulas, nas quais foram observadas outras culturas, saberes e formas de organizações dos jovens excluídos do sistema, os rotulados de "os que não querem nada", os alunos marginalizados. Uma pesquisa voltada para a descoberta, à observação, à provocação, à reflexão e à compreensão, com todos os sujeitos envolvidos nela, principalmente o aluno jovem de 14 a 17 anos. O aluno adentra na escola com seu capital cultural, um tipo de conhecimento não reconhecido pela escola. A pesquisadora aproxima o aluno, com afetividade, diálogo e compreensão nas suas aulas de educação física, observando sua corporeidade. Através da tênue linha que existe entre a educação física e a arte estimula-se a criatividade, esta contribuirá ao jovem marginalizado com sua cultura, a construção de uma consciência crítica para sua emancipação e à libertação do ser e do sistema. Possibilitando transformar ações culturais em movimentos populares que expressam modalidades de poder popular. É uma pesquisa-ação, escrita de forma narrativa, com apreensões qualitativas e quantitativas, a provocação reflexiva será o âmago da metodologia. A pesquisadora com os alunos, tentarão introduzir as várias vertentes da cultura marginal, como o skate, o boné, o grafite e a batalha de rimas. Das apreensões qualitativas, esta será baseada nas observações da pesquisadora sobre as indiretas provocações e reflexões entre os diferentes atores educacionais. A mesma será feita com as apreensões quantitativas, de onde serão coletados dados para fins de constatação. O jovem perceberá que mesmo diante de atitudes de exclusão que vivencia dentro do sistema educacional, a escola pública ainda é um lugar propício para o diálogo entre culturas e saberes que contribuirão para a construção do seu ser. Esse ser no mundo que poderá contribuir para o fortalecimento do seu grupo sociopolítico e cultural-
Descrição: dc.descriptionAssuming that the school is in a country, the process of colonization continues through the concept of coloniality. This process uses the mechanisms of reproduction of the hegemonic culture to maintain the current socio-political- cultural system, through the marginalization of other cultures existing in society. The researcher aims to present possible emancipatory practices from observations made during classes, in which other cultures, knowledge and forms of organizations of young people excluded from the system were observed, those labeled "those who do not want anything", the marginalized students. A research focused on discovery, observation, provocation, reflection and understanding, with all the subjects involved in it, especially the young student aged 14 to 17 years. The student enters the school with its cultural capital, a type of knowledge not recognized by the school. The researcher approaches the student with affection, dialogue and understanding in their physical education classes, observing their corporeality. Through the thin line that exists between physical education and art, creativity is stimulated, it will contribute to the marginalized youth with their culture, the construction of a critical conscience for their emancipation and the liberation of the being and the system. Making possible to transform cultural actions in popular movements that express modalities of popular power. It is an action research, written in narrative form, with qualitative and quantitative apprehensions, reflexive provocation will be the core of the methodology. The researcher with the students will try to introduce the various aspects of marginal culture, such as skateboard, cap, graphite and the battle of rhymes. From the qualitative apprehensions, this will be based on the observations of the researcher on the indirect provocations and reflections between the different educational actors. The same will be done with quantitative seizures, from which data will be collected for verification purposes. The young person will realize that even in the face of exclusionary attitudes that live within the educational system, the public school is still a propitious place for dialogue between cultures and knowledge that will contribute to the construction of their being. This being in the world that can contribute to the strengthening of its socio-political-cultural group-
Descrição: dc.description197 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectColonialidade-
Palavras-chave: dc.subjectCultura marginal e emancipação-
Palavras-chave: dc.subjectColonialismo-
Palavras-chave: dc.subjectMarginalidade social-
Palavras-chave: dc.subjectCultura-
Palavras-chave: dc.subjectJuventude-
Palavras-chave: dc.subjectItaboraí (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectColoniality-
Palavras-chave: dc.subjectMarginal culture and emancipation-
Título: dc.titleOs Jovens da cultura marginal no cotidiano das aulas de educação física numa Escola Estadual em Duque de Caxias: um estudo sobre a constituição da instrução pública primária e sua cultura escolar (1880- 1911)-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.