Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dominick, Rejany dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Sepúlveda, Denize de Aguiar Xavier | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Mônica Pereira dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Yamasaki, Alice Akemi | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Dagmar Mello e | - |
Autor(es): dc.creator | Gama, Juliana da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:35:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:35:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30303 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753322 | - |
Descrição: dc.description | Partindo de uma compreensão de inclusão e diversidade escolar como construção de uma educação para todas as pessoas, e percebendo que nem todas as determinações legais neste quesito se efetivam na prática, motivei-me a buscar caminhos para concretizar uma proposta de educação para a diversidade. Este trabalho se constrói com este intento, fundamentando-se na Abordagem de Projetos (HERNÁNDEZ, 1998 e HERNÁNDEZ e VENTURA, 2017), na Pedagogia Feminista (LOURO 1997, 2018) e na Interculturalidade (CANDAU, 2007, 2008, 2012, 2016). Coletamos os dados por meio de oficinas em duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual do Rio de Janeiro. Nestas oficinas, foram realizadas observações, avaliações dos trabalhos realizados pelas/pelos estudantes, e de suas falas, a partir de atividades como rodas de conversas e debates. Sob a temática de gênero e sexualidade abordada pelo olhar da disciplina Filosofia, estimulamos as reflexões sobre natureza e cultura, violência de gênero, sociedade patriarcal, masculinidades. Dialogamos com os pressupostos da pesquisa-ação, a partir da perspectiva de THIOLLENT (1996). Como resultados, verificamos a possibilidade de aprofundamento de conceitos filosóficos, evidenciada com a demanda pela elaboração de propostas dialógicas para o ensino de Filosofia que considerem a temática de gênero e sexualidade, devido às vivências, dúvidas e tensões manifestas pelo alunado. | - |
Descrição: dc.description | Starting from an understanding of school inclusion and diversity as the construction of an education for all people, and realizing that not all legal determinations in this regard are effective in practice, I was motivated to look for ways to materialize a proposal for education for diversity. This work is built with this intent, based on the Project Approach (HERNÁNDEZ, 1998 and HERNÁNDEZ e VENTURA, 2017), Feminist Pedagogy (LOURO 1997, 2018) and Intercultural Education (CANDAU, 2007, 2008, 2012, 2016 ). We collected the data through workshops in two third year classes in high school at a state school in Rio de Janeiro. In these workshops, observations were made, evaluations of the work done by / by the students, and their speeches, from activities such as rounds of conversations and debates. Under the theme of gender and sexuality addressed by the Philosophy discipline, we encourage reflections on nature and culture, gender violence, patriarchal society, masculinities. We dialogue with the assumptions of action research, from the perspective of THIOLLENT (1996). As a result, we verified the possibility of deepening philosophical concepts, evidenced by the demand for the elaboration of dialogical proposals for the teaching of Philosophy that consider the theme of gender and sexuality, due to the experiences, doubts and tensions manifested by the students. | - |
Descrição: dc.description | 119 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de Filosofia; gênero; pedagogia feminista; abordagem de projetos. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva, Ensino de Filosofia, Gênero, Feminismo, Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Philosophy teaching; gender; feminist pedagogy; project approach | - |
Título: dc.title | Oficinas de Filosofia no Ensino Médio: proposta de educação para diversidade | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: