Gestão do conhecimento: diagnóstico e implantação no campus Santos Dumont do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAbdalla, Márcio Moutinho-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4524218198273943-
Autor(es): dc.contributorAbreu, Júlio Cesar Andrade de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7060564895078069-
Autor(es): dc.contributorZaidan, Fernando Hadad-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4835234239471713-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3937333139956754-
Autor(es): dc.creatorCipriani, Fabiano Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:35:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:35:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-04-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32188-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753314-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste estudo é propor um plano de ação para viabilizar a gestão do conhecimento no Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG. Busca-se identificar o grau de conhecimento dos servidores sobre a temática, identificar as possíveis barreiras que dificultam a transferência e compartilhamento de conhecimento e analisar os documentos institucionais em relação à abordagem da gestão do conhecimento e traçar um panorama atual da gestão do conhecimento no campus. Procedimentos/Método para a solução do problema: A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e utilizou uma combinação de métodos, incluindo levantamento de dados por meio de análise documental e entrevistas complementadas por formulário eletrônico autoaplicável. A análise documental, feita sob a ótica da Análise de Conteúdo, permitiu avaliar os documentos institucionais em relação à gestão do conhecimento. As entrevistas foram feitas com os servidores do campus para identificar o grau de conhecimento e as barreiras existentes. Resultados: Os resultados indicaram que a Gestão do Conhecimento no Campus Santos Dumont apresenta deficiências e barreiras significativas, como a falta de documentação adequada, a ausência de práticas de compartilhamento de conhecimento e a falta de confiança entre os servidores. No entanto, também se identificou o potencial existente para o desenvolvimento da gestão do conhecimento, com servidores demonstrando interesse e reconhecendo a importância dessa prática para a melhoria institucional. Implicações práticas: Este estudo oferece contribuições práticas importantes para o IF Sudeste MG - Campus Santos Dumont, fornecendo um plano de ação para o desenvolvimento da gestão do conhecimento. As recomendações apresentadas abrangem práticas e ferramentas que visam superar as barreiras identificadas e promover uma cultura de compartilhamento de conhecimento, confiança e colaboração entre os servidores. A implementação dessas ações pode resultar em uma melhoria significativa na eficiência e eficácia das atividades acadêmicas e administrativas do campus. Originalidade e Contribuições: Este estudo contribui para a área de gestão do conhecimento ao abordar especificamente a realidade do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG. Além disso, o plano de ação proposto se destaca por sua abordagem abrangente, que considera diferentes aspectos da gestão do conhecimento e oferece orientações claras e aplicáveis para a implementação das práticas recomendadas. Produção Técnica/Tecnológica: Como produto técnico/tecnológico, é apresentado o Relatório Técnico Conclusivo que contém um plano de ação proposto, fornecendo um guia prático para a implementação das práticas e ferramentas identificadas. O Relatório é aplicável, visto ter abrangência potencial e interesse por parte dos gestores. É também de baixo teor inovativo, por ser adaptação de conhecimentos já existentes-
Descrição: dc.descriptionThis study aims to propose an action plan to facilitate knowledge management at Santos Dumont Campus of IF Sudeste MG. The research seeks to assess the level of knowledge among campus staff regarding knowledge management, identify potential barriers impeding knowledge transfer and sharing, analyze institutional documents in relation to knowledge management, and provide an overview of the current state of knowledge management practices at the campus. Pocedures/Methods of solving the problem: Employing a qualitative approach, this research combines multiple methods, including document analysis and interviews supplemented by a self-administered electronic questionnaire. The document analysis, employing Content Analysis, enables the evaluation of institutional documents from a knowledge management perspective. Interviews are conducted with campus staff to gauge their knowledge levels and identify existing barriers. Results: The findings highlight significant deficiencies and barriers in knowledge management at Santos Dumont Campus, including inadequate documentation, lack of knowledge sharing practices, and insufficient trust among staff members. However, the study also reveals the potential for knowledge management development, as staff members display interest and acknowledge the importance of such practices for institutional enhancement. Practical Implications: This study offers valuable practical contributions to IF Sudeste MG - Santos Dumont Campus by presenting an action plan for knowledge management development. The recommendations encompass various practices and tools that aim to overcome identified barriers and foster a culture of knowledge sharing, trust, and collaboration among staff. Implementing these actions can lead to substantial improvements in the efficiency and effectiveness of academic and administrative activities at the campus. Originality and Contributions: This study contributes to the field of knowledge management by specifically addressing the reality of Santos Dumont Campus at IF Sudeste MG. The proposed action plan stands out for its comprehensive approach, considering multiple facets of knowledge management and providing clear and applicable guidelines for implementing recommended practices. Technical/Technological Production: As a technical/technological output, this research presents a Conclusive Technical Report comprising a proposed action plan that serves as a practical guide for implementing the identified practices and tools. The report holds potential relevance and interest for managers and demonstrates low innovation, as it builds upon existing knowledge-
Descrição: dc.description130 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGestão do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectCampus Santos Dumont-
Palavras-chave: dc.subjectPlano de ação-
Palavras-chave: dc.subjectCompartilhamento de conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais-
Palavras-chave: dc.subjectServiço público-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração pública-
Palavras-chave: dc.subjectInstituição de ensino superior-
Palavras-chave: dc.subjectKnowledge management-
Palavras-chave: dc.subjectSantos Dumont Campus-
Palavras-chave: dc.subjectAction plan-
Palavras-chave: dc.subjectKnowledge sharing-
Título: dc.titleGestão do conhecimento: diagnóstico e implantação no campus Santos Dumont do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais-
Título: dc.titleKnowledge management: diagnosis and implementation at Santos Dumont campus of the Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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