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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Cruz, Denise Rollemberg | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Adriana Barreto de | - |
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Angela Maria de Castro | - |
Autor(es): dc.contributor | Barros, Orlando de | - |
Autor(es): dc.contributor | D´Araujo, Maria Celina Soares | - |
Autor(es): dc.creator | Fraga, André Barbosa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:35:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:35:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/13776 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753302 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa objetiva analisar a aviação brasileira no primeiro governo Vargas (1930-1945), período marcado por consideráveis mudanças e inovações provenientes de iniciativas públicas e privadas no setor. O estudo procura demonstrar como o grupo político que chegou ao poder por meio da Revolução de 1930, e se fortificou com a implantação do Estado Novo, identificou no fortalecimento do setor aéreo, principalmente a partir de 1940, algo fundamental à própria legitimação do regime. Dessa forma, a reestruturação da aviação estimularia tanto o culto à imagem do presidente da República quanto o desenvolvimento de questões consideradas estruturais à administração varguista, sobretudo durante a ditadura, como a unidade nacional, a defesa nacional, a modernidade, o progresso e a civilização. A tese defende que o caminho mais seguro encontrado pelo governo para empreender alterações profundas no setor aéreo foi o de investir na elaboração de um projeto de Estado voltado à construção do que foi chamado na época de uma mentalidade aeronáutica. Ela consistia na tentativa de se generalizar a compreensão e o interesse da população pelo desenvolvimento da navegação aérea, despertando em cada brasileiro o interesse de colaborar com a causa. Para isso, a história ocupou um lugar central no discurso governamental, já que este passou a buscar no passado brasileiros considerados precursores da aviação mundial e que como tal serviriam para comprovar uma tradição vocacional do país ao voo. Devido a isso, o Estado Novo dispensou a Santos Dumont posição privilegiada e investiu em inúmeras políticas culturais buscando construí-lo como herói nacional. No trabalho, são expostas as estratégias utilizadas pelo governo para viabilizar a conscientização popular acerca de tudo o que dizia respeito à aviação. Sendo assim, ao longo da tese, por meio de um exaustivo, minucioso e diversificado levantamento de fontes e uso de arquivos, acompanha-se a trajetória de construção dessa mentalidade aeronáutica, cujo percurso pode ser dividido em duas fases. A primeira, de 1930 a 1939, foi marcada pelas medidas iniciais em benefício da área, empregadas nos governos provisório e constitucional de Vargas, pelos Ministérios da Guerra, da Marinha e da Viação e Obras Públicas. Já a segunda, ocorrida de 1940 a 1945, sob a vigência da ditadura, foi marcada pela criação do Ministério da Aeronáutica e da Força Aérea Brasileira e pela unificação nas mãos de Salgado Filho do controle sobre todas as aviações existentes no país | - |
Descrição: dc.description | This research aims to analyze Brazilian aviation in the first Vargas government (1930-1945), a period marked by considerable changes and innovations from public and private initiatives in the air sector. The study seeks to demonstrate how the political group that came to power through the 1930 Revolution, and fortified with the establishment of the Estado Novo, identified in the strengthening of the air sector, especially from 1940, something fundamental to the legitimation of the regime. In this way, the restructuring of aviation would stimulate both the cult of the image of the President of the Republic and the development of issues considered structural to the Vargas administration, especially during the dictatorship, such as national unity, national defense, modernity, progress and civilization. The study also shows how the safest way the government could undertake to make a profound change in the air sector was to invest in the elaboration of a state project aimed at building what was called in that time of an aeronautical mentality. It consisted of an attempt to generalize the understanding and interest of the population for the development of air navigation, arousing in each Brazilian the interest of collaborating with the cause. For this, history occupied a central place in the governmental discourse, since this discourse began to search in the past Brazilians considered precursors of the world aviation and that as such would serve to prove a vocational tradition of the country to the flight. Due to this, the Estado Novo gave Santos Dumont privileged position and invested in numerous cultural policies seeking to build him as a national hero. In this work, the strategies used by the government to make popular awareness about everything related to aviation are exposed. Thus, throughout this thesis, by means of an exhaustive, thorough and diversified survey of sources and use of archives, the trajectory of construction of this aeronautical mentality is examined, whose route can be divided in two phases. The first, from 1930 to 1939, was marked by the initial measures for the benefit of the area, employed in the provisional and constitutional governments of Vargas, by the Ministries of War, Navy and Public Works. The second, from 1940 to 1945, under the dictatorship, was marked by the creation of the Ministry of Aeronautics and the Brazilian Air Force and by the unification in the hands of Salgado Filho of control over all aviation in the country | - |
Descrição: dc.description | 418 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aviação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Governo Vargas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ministério da Aeronáutica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mentalidade aeronáutica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aviação militar - aspecto histórico | - |
Palavras-chave: dc.subject | República, 1930-1937, | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aeronáutica aspecto histórico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil. Presidente (1930-1945 : Getulio Vargas) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aviation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vargas government | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ministry of Aeronautics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aeronautical mentality | - |
Título: dc.title | O Brasil tem asas: a construção de uma mentalidade aeronáutica no governo Vargas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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