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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Silva, Licinio Esmeraldo da | - |
Autor(es): dc.contributor | Bruno, Savio Freire | - |
Autor(es): dc.contributor | Pinto, Francisco Carlos Santana de Azeredo | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Licinio Esmeraldo da | - |
Autor(es): dc.creator | Pinheiro, Victor Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:35:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:35:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14773 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753293 | - |
Descrição: dc.description | O domínio do espaço aéreo pelo homem acarretou o surgimento de um problema que na atualidade tem ocupado a maior parte dos países em sua solução ou mitigação: o perigo aviário. Diversos organismos em nível federal têm constituído bancos de dados para registros das ocorrências desse problema. No Brasil, o CENIPA é o órgão responsável pelo Sistema de Gerenciamento do Risco Aviário (SIGRA). Os avistamentos, quase colisões e colisões são registrados por meio da ficha CENIPA 15. O presente estudo objetivou avaliar aspectos do Risco Aviário que possam mitigá-lo, buscando descrever as principais características no espaço brasileiro, investigar correlações entre elas e aplicar a técnica da análise de homogeneidade (HOMALS) ao banco dedados do CENIPA para investigar relações entre as características, além de propor um indicador de risco para cada espécie de ave considerada. A análise revela crescimento de 2011 para 2012 na quantidade de registros e indica o avistamento como o principal evento registrado, o período da manhã como o momento do dia em que mais eventos ocorrem e a decolagem como a fase mais perigosa do voo. Identificou-se o pombo (Columba lívia) como a ave mais envolvida nos avistamentos, o urubu-de-cabeça-preta (Coragyps atractus) nas quase colisões e o quero-quero (Vanellus chilensis) nas colisões. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Perigo aviário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Risco aviário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise de homogeneidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | HOMALS | - |
Palavras-chave: dc.subject | CENIPA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estatística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Risco ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aeroporto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Segurança | - |
Título: dc.title | Análise de homogeneidade aplicada ao risco aviário | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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