Análise de homogeneidade aplicada ao risco aviário

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Licinio Esmeraldo da-
Autor(es): dc.contributorBruno, Savio Freire-
Autor(es): dc.contributorPinto, Francisco Carlos Santana de Azeredo-
Autor(es): dc.contributorSilva, Licinio Esmeraldo da-
Autor(es): dc.creatorPinheiro, Victor Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:35:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:35:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-27-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-27-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14773-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753293-
Descrição: dc.descriptionO domínio do espaço aéreo pelo homem acarretou o surgimento de um problema que na atualidade tem ocupado a maior parte dos países em sua solução ou mitigação: o perigo aviário. Diversos organismos em nível federal têm constituído bancos de dados para registros das ocorrências desse problema. No Brasil, o CENIPA é o órgão responsável pelo Sistema de Gerenciamento do Risco Aviário (SIGRA). Os avistamentos, quase colisões e colisões são registrados por meio da ficha CENIPA 15. O presente estudo objetivou avaliar aspectos do Risco Aviário que possam mitigá-lo, buscando descrever as principais características no espaço brasileiro, investigar correlações entre elas e aplicar a técnica da análise de homogeneidade (HOMALS) ao banco dedados do CENIPA para investigar relações entre as características, além de propor um indicador de risco para cada espécie de ave considerada. A análise revela crescimento de 2011 para 2012 na quantidade de registros e indica o avistamento como o principal evento registrado, o período da manhã como o momento do dia em que mais eventos ocorrem e a decolagem como a fase mais perigosa do voo. Identificou-se o pombo (Columba lívia) como a ave mais envolvida nos avistamentos, o urubu-de-cabeça-preta (Coragyps atractus) nas quase colisões e o quero-quero (Vanellus chilensis) nas colisões.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPerigo aviário-
Palavras-chave: dc.subjectRisco aviário-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise de homogeneidade-
Palavras-chave: dc.subjectHOMALS-
Palavras-chave: dc.subjectCENIPA-
Palavras-chave: dc.subjectEstatística-
Palavras-chave: dc.subjectRisco ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectAeroporto-
Palavras-chave: dc.subjectSegurança-
Título: dc.titleAnálise de homogeneidade aplicada ao risco aviário-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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