Normas e vozes no CEFET Campos : convergências e divergências : uma leitura do texto tecido no interior da escola nos anos de 1994-1999

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRangel, Mary Terezinha A. Simen-
Autor(es): dc.contributorCPF:09176772772-
Autor(es): dc.contributorScofano, Reuber Gerbassi-
Autor(es): dc.contributorCPF:43445455422-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782998U1-
Autor(es): dc.contributorNogueira, Sonia Martins de Almeida-
Autor(es): dc.contributorCPF:02251507787-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763417Y6-
Autor(es): dc.creatorCampinho, Ana Lucia Mussi de Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:35:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:35:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-11-29-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2004-09-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17608-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753287-
Descrição: dc.descriptionRules and voices at CEFET Campos: convergences and divergences, reason of this study, was built as a kind of reading of the inside of Escola Técnica Federal de Campos in the years 1994-1999. To reach our aim we have researched the circulating discourses that were looking for hegemony and could be felt in the Institutional Project of CEFET Campos, in the legislation that was published in 1996 and 1997 referring to professional education and in the teachers´ voices, present in the school everyday context, performers` voices which lived in that period. The authors we have used as a theoretical base in the study were: Bakhtin, with his considerations concerning the principles of language philosophy in a Marxist point of view; Eagleton in the studies about Ideology; Konder and Bakhtin again in the relation between Ideology and Language. Through the linguistic intermediation we have tried to observe ideological conflicts, considering that `the word is able to register the most intimate and ephemeral transitory phases of changes`, in accordance with Bakhtin. From the methodological point of view, in the sense of ´ how to reveal the ideologies which can be present in the legislation`, the research was done considering the analysis of content, basing on Bardin and Triviños, and as a thesis has a non-conclusive characteristic, we have worked with Argumentation, considered as a research gender. In the studies we have done aiming at the understanding of teachers´attitude, we have highlighted ideological aspects that we have considered responsible by movable divergences and convergences, in those people´s discourses and we have also analyzed the evidences of the culture of submission that characterizes the Brazilian history (and professional education history) what leads us to the concept of `habitus`in Bourdieu.-
Descrição: dc.descriptionNormas e Vozes no CEFET Campos: convergências e divergências, que intitula o presente estudo, se construiu como uma leitura do interior da Escola Técnica Federal de Campos, nos anos de 1994-1999. As fontes de pesquisa foram os discursos circulantes, que buscavam ganhar hegemonia, sintetizados no Projeto Institucional do CEFET Campos e as falas dos professores, atores e autores, vozes flagradas no cotidiano escolar que aceitavam ou rechaçavam o movimento que se deu. Os autores que referendaram teoricamente o estudo foram: Bakhtin, com suas considerações a respeito dos princípios da filosofia da linguagem, sob a ótica do marxismo; Eagleton, nos estudos sobre ideologia e Konder, na relação ideologia e linguagem. Através das intermediações lingüísticas, procuramos perceber os conflitos carregados de ideologias, considerando que a palavra é capaz de registrar as fases transitórias mais íntimas e efêmeras das mudanças , de acordo com Bakhtin. Do ponto de vista metodológico, recorrendo a Triviños com o objetivo do desvendar das ideologias que podem existir nos dispositivos legais - a legislação publicada em 1996 e 1997, referente à educação profissional que perpassava o Projeto e os debates de então -, a pesquisa encaminhou-se através da análise de conteúdo. Para tanto, recorremos a Bardin e Triviños e, dado o caráter da dissertação que sugere continuidade, trabalhamos com argumentação, vista como gênero de pesquisa. A partir dos estudos realizados, no sentido de compreender a atitude dos professores, percebemos os pontos centrais de convergências e divergências dos discursos oficiais. Além do mais, ficaram perceptíveis sinais de que a história de submissão história que se entrecruza com a educação profissional atua ideologicamente nas ações dos professores e em seu poder de argumentação e de decisão: isso nos reporta ao conceito de habitus em Bourdieu.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectCentro Federal de Educação Tecnológica de Campos-
Palavras-chave: dc.subjectAtitudes de professores-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectIdeologia-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem-
Palavras-chave: dc.subjectIdeology-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleNormas e vozes no CEFET Campos : convergências e divergências : uma leitura do texto tecido no interior da escola nos anos de 1994-1999-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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