Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Polivanov, Beatriz | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira de Sá, Simone | - |
Autor(es): dc.contributor | Castellano, Mayka | - |
Autor(es): dc.contributor | Amaral, Adriana | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0309155136325737 | - |
Autor(es): dc.creator | Medeiros, Beatriz Azevedo de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:35:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:35:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15696 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753286 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem por objetivo compreender como se dão os embates em prol da legitimação da autenticidade artística em um contexto da música tida como independente, e como esses se fazem presentes em performances online, focando principalmente em mensagens publicadas em sites de redes sociais como o Twitter. Tendo a musicista estadunidense Amanda Palmer como fenômeno em análise, mapeamos dois momentos na carreira da artista em que sua autenticidade como musicista e produtora artística é colocada em xeque: o envolvimento com o financiamento coletivo (crowdfunding) e a maternidade. Utilizando a Grounded Theory como método, debatemos sobre categorias emergentes como “música independente”, “feminismos” e “criação da sensação de intimidade”, tendo em vista que percebemos essas palavras-chave como engrenagens que auxiliam no processo de legitimação da autenticidade pelo qual Palmer passa, mas que podem trazer subsídios para entender as performances de outras artistas de cenas próximas. Fazemos também uma discussão teórica de apoio sobre conceitos centrais como os de autenticidade e performance, a partir de autores tais quais Charles Taylor, Lionel Trilling, Richard Schechner e Paula Sibilia de modo a problematizá-los e delimitar seus usos nesta dissertação. Por fim, concluímos que Amanda Palmer constrói sua própria autenticidade a partir da exposição de uma suposta intimidade, sua inserção na cena de música independente e seu engajamento enquanto ativista feminista, formando, assim, uma construção de si que performatiza ideais de autenticidade. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | This work aims to understand how occurs the clashes for the legitimation of artistic authenticity in a context of music considered independent, and how these processes are presented in online performances, focusing mainly in messages published in social network sites as Twitter. Looking at the American musician Amanda Palmer as a analysis phenomenon, we traced two moments of her career in which her authenticity as a musician and producer is questioned: the involvement with crowdfunding and the maternity. Using the Grounded Theory as a method, we found as categories “independent music”, “feminisms” and “intimacy exhibition”. We see these key words as gears that help the process of authenticity legitimation by which Palmer passes, but they can also aids to comprehend the performances by other artists from close musical scenes. We also do a theoretical discussion supporting central concepts like authenticity and performance, from authors such as Charles Taylor, Lionel Trilling, Richard Schechner and Paula Sibilia, in order to problematize these concepts and delimit their uses in this dissertation. Lastly, we conclude that Amanda Palmer constructs her own authenticity from the exhibition of an alleged intimacy, her insertion in independent music scene and her feminist activism, molding a self-construction that performs ideals of authenticity. | - |
Descrição: dc.description | 186f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autenticidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Performances online | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música independente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminismos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Amanda Palmer | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música | - |
Palavras-chave: dc.subject | Palmer, Amanda, 1976- | - |
Palavras-chave: dc.subject | Performance (Arte) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rede social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Authenticity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Online performances | - |
Palavras-chave: dc.subject | Independent music | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminisms | - |
Palavras-chave: dc.subject | Amanda Palmer | - |
Título: dc.title | Performatizando autenticidade na cultura digital: Amanda Palmer e os processos de legitimação de musicistas “independentes” | - |
Título: dc.title | Performing authenticity in digital culture: Amanda Palmer and the legitimization process of "independent" musicians | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: