Integrando inovação à estratégia: proposição de um artefato orientado à elaboração e ao gerenciamento do planejamento estratégico em uma empresa de serviços marítimos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNarcizo, Ramon Baptista-
Autor(es): dc.contributorTammela, Iara-
Autor(es): dc.contributorCosenza, Harvey José Santos Ribeiro-
Autor(es): dc.contributorNarcizo, Ramon Baptista-
Autor(es): dc.creatorMenezes, Luana Ferreira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:35:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:35:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-02-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-02-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30705-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753282-
Descrição: dc.descriptionEm empresas multinacionais ter uma estratégia global não define com clareza as diretrizes que as filias devem seguir, pois existem diversos fatores que influenciam na estratégia das mesmas ao redor do mundo. Este projeto tem como objetivo, a partir do uso da metodologia Design Science Research que auxilia na construção de soluções para problemas específicos interligando as realidades entre a teoria e o pensamento sistêmico de projeto, entregar um procedimento que auxiliará a subsidiária de uma multinacional a desdobrar a estratégia estabelecida globalmente para suas necessidades. A ideia central deste projeto é realizar a adaptação de um modelo adotado da teoria para prática de uma realidade corporativa onde a filial por questões geográficas, socioculturais e econômicas possui algumas restrições e necessidades que não correspondem de forma pragmática as suas diretrizes estratégicas. Esse procedimento guiará a unidade a incluir a discussão sobre inovação nos seus processos e a atingir a estratégia em nível global de maneira concisa e eficaz respeitando suas limitações. Este guia de uso tem grande utilização em potencial, porém ainda não foi validado completamente pela filial estudada, ele poderá ser validado pela matriz no futuro e distribuído por suas unidades dependentes com o intuito de que todas possam estar alinhadas com a mesma estratégia no âmbito global traduzindo-a de acordo com a necessidade de cada uma-
Descrição: dc.descriptionIn multinational companies having a global strategy does not clearly define the guidelines that affiliates must follow, as there are several factors that influence their strategy around the world. The objective of this project is to use the Design Science Research methodology that helps in the construction of solutions to specific problems, interconnecting the realities between theory and systemic project thinking, to provide a procedure that will help a multinational subsidiary to deploy the strategy for their needs. The central idea of this project is to adapt an adopted model of theory to practice a corporate reality where the geographic, socio-cultural and economic affiliate has some restrictions and needs that do not correspond in a pragmatic way to its strategic guidelines. This will guide the unit to include the discussion of innovation in its processes and to reach the strategy at the global level in a concise and effective way, respecting its limitations. This user guide has great potential use, but has not yet been fully validated by the branch studied, it can be validated by the matrix in the future and distributed by its dependent units in order that all can be aligned with the same strategy in the global scope translating it according to the need of each one-
Descrição: dc.description102 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherRio das Ostras-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectConstrução-
Palavras-chave: dc.subjectArtefato gerencial-
Palavras-chave: dc.subjectProcedimento-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento estratégico-
Palavras-chave: dc.subjectInovação-
Palavras-chave: dc.subjectDesign science research-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de Produção-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento estratégico-
Palavras-chave: dc.subjectConstrução-
Palavras-chave: dc.subjectEmpresa multinacional-
Palavras-chave: dc.subjectConstruction-
Palavras-chave: dc.subjectManagement artifact-
Palavras-chave: dc.subjectProcedure-
Palavras-chave: dc.subjectStrategic planning-
Palavras-chave: dc.subjectInnovation-
Palavras-chave: dc.subjectDesign Science research-
Título: dc.titleIntegrando inovação à estratégia: proposição de um artefato orientado à elaboração e ao gerenciamento do planejamento estratégico em uma empresa de serviços marítimos-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.