Infância, consumo e alimentação: reflexões sobre essa relação no contexto de uma escola de educação infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Maria Jacqueline Girão Soares de-
Autor(es): dc.contributorSampaio, Shaula Maíra Vicentini-
Autor(es): dc.contributorSantos, Núbia de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorRamiarina, Natália Tavares Rios-
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Jaqueline Damaceno-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:35:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:35:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-05-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15092-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753272-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho buscou compreender de que formas a cultura do consumo constrói os hábitos alimentares de crianças de uma escola pública de educação infantil do município de Niterói e as mediações realizadas pela escola sobre as temáticas do consumo e da alimentação. No campo da Educação Ambiental, dialogamos com as perspectivas crítica e dos estudos culturais. O aporte teórico que fundamentou este estudo trouxe os autores Zygmund Bauman, Néstor García Canclini, Isleide Fontenelle, Marisa Vorraber Costa e Fátima Portilho para debater o consumo. Jesús Contreras, Mabel Gracia e Rosa Garcia embasaram a temática da alimentação, em uma perspectiva de compreendê-la por seus significados sociais e culturais. No campo da infância, dialogamos com Sônia Kramer, David Buckingham e Mariangela Momo, entre outros. Neste estudo, a mídia e a publicidade foram entendidas como difusoras da cultura do consumo, de modo a tratar dos atravessamentos deste campo nas experiências da infância contemporânea. A pesquisa encontrou na etnografia os instrumentos metodológicos para atingir os objetivos propostos e os dados foram produzidos em uma das turmas da escola investigada. Através da observação participante, do diálogo com as crianças, de análise de documentos e de entrevistas com as professoras da turma e uma das gestoras da instituição, identificou-se que a cultura do consumo constrói os hábitos alimentares das crianças investigadas por meio da família, da mídia e da publicidade. A escola investigada, apesar de um espaço que está inserido na cultura em que vivemos, a do consumo, não fortalece suas concepções e representa um movimento de resistência. A mesma demonstrou ser um importante espaço de discussão e problematização acerca da alimentação como produto da cultura do consumo, seja pela inclusão da temática em atividades pedagógicas, seja pelas práticas alimentares observadas na instituição-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis work sought to understand the ways in which the consumer culture builds the eating habits of children of a public school of early childhood education in the city of Niterói and the mediations carried out by the school on the themes of consumption and alimentation. In the field of Environmental Education, we dialogue with critical perspectives and cultural studies. The theoretical contribution that underpinned this study brought the authors Zygmund Bauman, Néstor García Canclini, Isleide Fontenelle, Marisa Vorraber Costa and Fátima Portilho to discuss consumption. Jesús Contreras, Mabel Gracia and Rosa Garcia supported the theme of alimentation, with a view to understanding it through its social and cultural meanings. In the field of childhood, we talked with Sônia Kramer, David Buckingham and Mariangela Momo, among others. In this study, the media and advertising were understood as diffusing the consumer culture, in order to deal with the crossings of this field in the experiences of contemporary childhood. The research found in the ethnography the methodological instruments to reach the proposed objectives and the data were produced in one of the classes of the investigated school. Through participant observation, dialogue with children, analysis of documents and interviews with the teachers of the class and one of the managers of the institution, it was identified that the consumer culture builds the eating habits of the children investigated through the family, the media and advertising. The investigated school, although a space that is inserted in the culture in which we live, the one of the consumption, does not strengthen its conceptions and represents a movement of resistance. It has been shown to be an important space for discussion and problematization about alimentation as a product of consumer culture, either by inclusion of the theme in pedagogical activities or by the eating practices observed in the institution-
Descrição: dc.description177 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectInfância-
Palavras-chave: dc.subjectCultura do consumo-
Palavras-chave: dc.subjectAlimentação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectInfância-
Palavras-chave: dc.subjectNutrição escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectChildhood-
Palavras-chave: dc.subjectConsumer culture-
Palavras-chave: dc.subjectAlimentation-
Palavras-chave: dc.subjectChild education-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental Education-
Título: dc.titleInfância, consumo e alimentação: reflexões sobre essa relação no contexto de uma escola de educação infantil-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.