Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Chinelli, Maura Ventura | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Júlio Cesar Martins da | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Leonardo Moreira da | - |
Autor(es): dc.creator | Farias, Gabrielle da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:35:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:35:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30691 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753265 | - |
Descrição: dc.description | O aumento na produção de lixo e os impactos ocasionados por ele é uma realidade e tem se mostrado um sério problema para a sociedade atual. Considerando esse cenário, o objetivo deste trabalho foi provocar reflexão acerca da produção desenfreada de lixo e dos impactos decorrentes, apresentando também uma maneira diferente de se abordar os conceitos químicos através desse tema. Foi realizada uma pesquisa documental que serviu de base para a construção de um e- book com foco principal na Educação Ambiental, abordando assuntos como a produção e disposição de lixo, bem como as questões sociais e ambientais relativas, além de que forma a Química está envolvida. A pesquisa foi realizada através de plataformas on-line, assim como a construção do e-book. Para validação do material produzido, este foi apresentado a professores e estudantes de Química, usando-se, para a coleta de dados, ferramenta Google Forms®. Os resultados foram analisados de forma quali-quantitativa e apontaram que o material produzido possuiu boa aceitação pelo público leitor. Para além do e-book, esta pesquisa conseguiu reunir informações relevantes sobre Educação Ambiental e a sua relação com a Química, disposição de resíduos e os aspectos sociais, políticos e econômicos envolvidos. | - |
Descrição: dc.description | The increase of waste production and its impact is a fact and a serious problem for society. The objective of this work was to cause reflection about the uncontrolled production o material f waste and the associated impacts, also presenting a different way to explore chemical concepts through this theme. A documentary research was made, which served as a reference for the construction of an e-book with the principal focus on Environmental Education, discussing subjects such as the production and disposal of waste, as well as the related social and environmental issues, and how Chemistry is involved. The research was executed using online platforms, as well as the construction of the e-book. To validate the produced material, an online questionnaire survey was developed, through a data collection form via Google Forms. The results were analyzed in a qualitative-quantitative way and indicated that the produced material had good acceptance by the reading public. In addition to the e-book, this research managed to bring together relevant information about Environmental Education and its relationship with Chemistry, waste disposal and the social, political and economic aspects involved. | - |
Descrição: dc.description | 48 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Decomposição do lixo; E-book; Resíduos. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química, Lixo, Educação ambiental, Recurso didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Waste decomposition ; E-book ; Residues. | - |
Título: dc.title | A química do aterro sanitário: uma abordagem didática para educação ambiental | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: