Samba e Educação: cruzando possibilidades para uma Educação Antirracista e Decolonial

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSampaio, Shaula Maíra Vicentini de-
Autor(es): dc.contributorTerra, Dinah Vasconcellos-
Autor(es): dc.contributorLima, Maria Jacqueline Girão Soares de-
Autor(es): dc.contributorBarzano, Marco Antonio Leandro-
Autor(es): dc.contributorQueiroz, Glória Regina Pessoa Campello-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Laís Vianna de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:35:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:35:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-24-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28595-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753250-
Descrição: dc.descriptionPropõe-se apresentar, nesta tese, possibilidades de práticas pedagógicas mobilizadas pelo samba com o objetivo de salientar a potência dessa prática cultural na construção de uma educação antirracista e decolonial. Para isso, foram analisados alguns dos dispositivos educativos mobilizados pela Escola de Samba Portela – no âmbito da educação não formal – e pela Organização não governamental Samba Educa – no contexto da educação formal. Buscou-se também compreender como o currículo muitas vezes reforça o projeto colonial no campo educacional. Para tal, são analisados os conceitos de colonialidade e decolonialidade a partir das análises de Fanon (1968), Hall (2011), Ballestrin (2013), Quijano (2010), Bernardino-Costa (2018) e Ferreira (2014). Em seguida, é feito um debate sobre como isso se expressa no currículo ao longo dos anos por meio das reflexões dos autores Gomes (2012), Ávila e Hypolito (2020), Silva, Souza e Ferraz (2022), Oliveira (2020) e Saviani (2016). Além disso, é apresentada uma reflexão sobre a trajetória do samba e sobre como seus terreiros são espaços/tempos de educação, que inventam uma pedagogia própria das culturas em diáspora no Brasil. Por fim, é evidenciado como o samba é um elemento primordial na desconstrução do projeto decolonial que ainda vigora no campo da educação.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThe present work aims to present possibilities of pedagogical practices concerning samba as a way to stress the power of this cultural practice in the construction of an Anti-racist and Decolonial Education practices. Therefore, we evaluated some educational tools by the Brazilian Samba School Portela and by the non-governmental organization Samba Educa – both in terms of formal and informal Education. We also aimed to understand how the school curriculum usually reinforces the colonial project in the Educational field. In order to do that, we analyze some concepts of coloniality and decoloniality as the following authors describe: Fanon (1968), Hall (2011), Ballestrin (2013), Quijano (2010), Bernardino-Costa (2018) and Ferreira (2014). Afterwards, we promote a debate about how this expresses in the curriculum along the years, according to Gomes (2012), Ávila and Hypolito (2020), Silva, Souza and Ferraz (2022), Oliveira (2020) and Saviani (2016). Besides that, we encourage reflection about the journey of samba and how their shrines are space and time for Education, which invent their own pedagogy of some cultures' diaspora in Brazil. Finally, we show how samba is a main element in the deconstruction of the decolonial project still in force in the field of Education.-
Descrição: dc.description157 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Antirracista-
Palavras-chave: dc.subjectSamba-
Palavras-chave: dc.subjectDecolonialidade-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectRacismo-
Palavras-chave: dc.subjectSamba-
Palavras-chave: dc.subjectAnti-Racist Education-
Palavras-chave: dc.subjectSamba-
Palavras-chave: dc.subjectDecoloniality-
Título: dc.titleSamba e Educação: cruzando possibilidades para uma Educação Antirracista e Decolonial-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.