Imigração e educação no município da corte (1850-1889)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartins, Ismenia de Lima-
Autor(es): dc.creatorGaze, Isabella Paula-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:35:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:35:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-05-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13485-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753242-
Descrição: dc.descriptionA participação de imigrantes no campo educacional que se formava na segunda metade do oitocentos, na capital do Império, é o objeto central desta tese. Contribuíram para a análise deste objeto, os conceitos teóricos do sociólogo francês Pierre Bourdieu, entendendo que neste espaço social, se estabeleciam trocas de bens simbólicos entre os diversos agentes e projetos educacionais que aí se confrontavam. Buscou-se refletir sobre o processo de escolarização no Município da Corte e sua relação com os imigrantes que se tornaram donos de colégios e/ou lecionavam matérias. Para tanto foram analisados os códices da série instrução do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, especialmente, as solicitações para o exercício do magistério onde se constatou a presença de imigrantes de diferentes nacionalidades: alemã, francesa, inglesa, italiana, norte-americana, portuguesa, suíça. Igualmente, investigou-se como as sociedades de imigrantes, em especial, o Liceu Literário Português e a Sociedade Alemã de Beneficência se apropriavam da instrução e da educação a partir de interesses e projetos que consideravam a representação de suas próprias nacionalidades.-
Descrição: dc.descriptionThe participation of immigrants in the educational field that was formed in the second half of the nineteenth century, in the capital of the Empire, is the central object of this thesis. The theoretical concepts of the French sociologist Pierre Bourdieu contributed to the analysis of this object, understanding that in this social space, there were exchanges of symbolic goods between the various agents and educational projects that were confronted there. It was sought to reflect on the process of schooling in the Municipality of the Court and its relation with the immigrants who became owners of schools and / or taught subjects. In order to do so, we analyzed the codices of the instruction series of the General Archive of the City of Rio de Janeiro, especially the requests for the teaching profession, where the presence of immigrants of different nationalities was found: German, French, English, Italian, North American , Portuguese, Swiss. Likewise, it was investigated how the immigrant societies, especially the Portuguese Literary Lyceum and the German Society of Beneficence appropriated education and education from interests and projects that considered the representation of their own nationalities.-
Descrição: dc.descriptionLa participación de inmigrantes en el campo educativo que se formaba en la segunda mitad de los ochocientos, en la capital del Imperio, es el objeto central de esta tesis. Contribuyeron en el análisis de este objeto, los conceptos teóricos del sociólogo francês Pierre Bourdieu, entendiendo que en este espacio social, se establecían intercambios de bienes simbólicos entre los diversos agentes y proyectos educativos que allí se enfrentaban. Se buscó reflexionar sobre el proceso de escolarización en el Municipio de la Corte y su relación con los inmigrantes que se convirtieron en dueños de colegios y / o enseñaban materias. Para ello se analizaron los códices de la serie instrucción del Archivo General de la Ciudad de Rio de Janeiro, especialmente, las solicitudes para el ejercicio del magisterio donde se constató la presencia de inmigrantes de diferentes nacionalidades: alemana, francesa, inglesa, italiana, norteamericana, portugués, suiza. Igualmente, se investigó cómo las sociedades de inmigrantes, en especial, el Liceo Literario Portugués y la Sociedad Alemana de Beneficencia se apropiaban de la instrucción y de la educación a partir de intereses y proyectos que consideraban la representación de sus propias nacionalidades.-
Descrição: dc.description326f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectImigrantes-
Palavras-chave: dc.subjectInstrução particular-
Palavras-chave: dc.subjectCapital do Império – Século XIX-
Palavras-chave: dc.subjectHistória do Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectSegundo Reinado, 1840-1889-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da Educação-
Palavras-chave: dc.subjectImigrante-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectImmigrants-
Palavras-chave: dc.subjectPrivate instruccion-
Palavras-chave: dc.subjectCapital of the Empire – 19th century-
Palavras-chave: dc.subjectInmigrantes-
Palavras-chave: dc.subjectInstrucción particular-
Palavras-chave: dc.subjectCapital del Imperio – Siglo XIX-
Título: dc.titleImigração e educação no município da corte (1850-1889)-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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