A educação bilíngue educa para que? Uma análise de pesquisas acerca do bilinguismo na infância

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPrestes, Zoia Ribeiro-
Autor(es): dc.contributorMello, Marisol Barenco de-
Autor(es): dc.contributorTunes, Elizabeth-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1741816184860197-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1927800358488148-
Autor(es): dc.creatorInsabralde, Larissa de Souza Mello-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:35:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:35:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15303-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753234-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho, com base numa pesquisa bibliográfica, aponta para a complexidade e a amplitude do bilinguismo na infância e defende que este fenômeno impulsiona o desenvolvimento humano. Destaca-se que, apesar de terem sido escritas no início do século XX, obras de dois pesquisadores bielorrussos, Lev Semionovitch Vygotski e Lev Vladimirovitch Scherba, contribuem, ainda hoje e significativamente, com as discussões que abrangem o bilinguismo, seja pelo aspecto psicológico ou pelo aspecto linguístico. Conforme argumenta Vygotski, o papel orientador da educação exige que as escolas bilíngues estejam conscientes de sua importante função no que diz respeito ao desenvolvimento da fala da criança, Scherba, por sua vez, analisa os sistemas linguísticos e defende a importância da atividade da fala como um fenômeno social. Apesar da contemporaneidade do fenômeno bilinguismo, as pesquisas no Ocidente sobre o tema, principalmente no Brasil, ainda são escassas e os estudos existentes apresentam apenas visões antagônicas que questionam superficialmente a influência de uma língua sobre a outra e a influência no desenvolvimento cognitivo da criança. Por isso, ao buscar relevantes produções referentes ao tema, deparamo-nos com os estudos de Vygotski e Scherba e, por meio de um possível diálogo entre a psicologia e a linguística, sugerimos a análise da relação do bilinguismo infantil com o desenvolvimento das funções psíquicas superiores e do significado prático, formativo e educativo do ensino de línguas estrangeiras. Os procedimentos e reflexões sugeridas por Vigotski e Scherba evidenciam a atualidade de seus estudos no campo do bilinguismo na infância. Além disso, apresentamos, nos anexos, as traduções para o Português dos textos de Vigotski e Scherba ainda inéditos no Brasil. Consideramos que o trabalho contribui com as discussões em torno do bilinguismo e da educação bilíngue no Brasil e pode impulsionar futuras pesquisas neste campo, principalmente, no momento em que muitas famílias têm buscado escolas que oferecem o ensino de uma língua estrangeira como obrigatória desde a educação infantil, fundamentas em objetivos puramente mercadológicos-
Descrição: dc.descriptionThis work, based on a bibliographical research, points out the complexity and amplitude of bilingualism in childhood and argues that this phenomenon drives the human development forward. It is noteworthy that, although they were written in the early 20th century, the works by two Belarusian researchers, Lev Semionovitch Vygotsky and Lev Vladimirovitch Scherba, still contribute significantly to the discussions that cover bilingualism, whether psychological or by the linguistic aspect. As Vygotsky claims, the guiding role of education requires bilingual schools to be aware of their important role in the development of children's speech. Scherba, in turn, analyzes linguistic systems and advocates the importance of speech activity as a social phenomenon. Despite the contemporaneousness of the bilingualism phenomenon, research in the West on the subject, especially in Brazil, is still scarce and the existing studies present only antagonistic visions that superficially question the influence of one language on the other and its influence on the cognitive development of the child. Therefore, when looking for relevant productions related to the theme, we came across the studies of Vygotsky and Scherba and, through a dialogue between psychology and linguistics, we suggest an analysis of the relationship between child bilingualism and the development of higher psychic functions and the practical, formative and educational meaning of foreign language teaching. The procedures and reflections suggested by Vygotsky and Scherba show the relevance of their studies in the field of bilingualism in childhood. In addition, we present, in the annexes, the translations into Portuguese of the texts of Vigotski and Scherba that were still unpublished in Brazil. We consider that the work contributes to the discussions about bilingualism and bilingual education in Brazil and it may impel future research in this field, especially when many families have been searching for schools that offer the teaching of a foreign language as obligatory since the education, based on purely market objectives-
Descrição: dc.description125 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação bilíngue-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento da fala-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem histórico-cultural.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação bilíngue-
Palavras-chave: dc.subjectAquisição de linguagem- aspecto histórico-
Palavras-chave: dc.subjectCultura-
Palavras-chave: dc.subjectBilingual education-
Palavras-chave: dc.subjectSpeech development-
Palavras-chave: dc.subjectHistorical-cultural theory-
Título: dc.titleA educação bilíngue educa para que? Uma análise de pesquisas acerca do bilinguismo na infância-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.