Dinâmicas regionais e o setor portuário brasileiro: a movimentação de cargas nos portos públicos e terminais de uso privado

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartins, Flávia Elaine-
Autor(es): dc.contributorMessias, Fernando Firmino-
Autor(es): dc.creatorMiranda, Thalyta Varejão-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:34:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:34:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27842-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753227-
Descrição: dc.descriptionPortos são estruturas comuns nas paisagens urbanas das cidades litorâneas. São historicamente importantes no contexto do comércio nacional e internacional. A concentração das atividades produtivas nas proximidades litorâneas, permeou as reflexões do início da geografia econômica, com interesse pela descrição das regiões econômicas, quando o transporte marítimo era um dos principais meios para garantir o transporte da produção industrial e manufatureira. A diferenciação das regiões econômicas foi objeto central da geografia econômica no estudo da especialização produtiva. Com as transformações advindas do aumento da produção industrial, o século XX foi um período de mudanças nos portos, para torná-los mais eficientes e aumentar sua capacidade de carga, nesse momento a industrialização brasileira fruto da política nacional desenvolvimentista abriu caminho para a expansão do setor portuário no país. Tendo em vista que os portos são elementos que modificam a produção do espaço, o objetivo deste trabalho foi analisar a quantidade de carga movimentada (em toneladas) de seis portos brasileiros, três sob administração pública, e três sob administração privada, durante o último triênio - 2019 a 2021, e verificar se houve diferença nesses números durante o período da pandemia de COVID -19, com relação aos números do ano anterior. Esses dados sobre a movimentação de carga nos portos são divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquáticos – ANTAQ. A análise foi feita sobre os números do peso de carga movimentada nos seguintes portos: Ponta Da Madeira (MA), Santos (SP), Tubarão (ES), Terminal Aquaviário De Angra Dos Reis (RJ), Itaguaí (RJ) e Paranaguá (PR). Notou-se diferença na quantidade movimentada entre os portos públicos e privados, que chegou a 62% entre o maior sob administração pública e o maior sob administração privada. Além disso, notou-se a influência da especialização produtiva do Brasil, uma expressão da regionalização brasileira, sobretudo devido a concentração no eixo centro-sul, em oposição ao eixo Amazônia - Nordeste. O desempenho desse setor é importante para a economia nacional, considerando a dinâmica espacial que envolve a logística de transporte náutico no país, cujas diferenças entre as regiões se expressa pelas configurações da espacialização produtiva brasileira. Não se notou consideráveis entre o peso da carga movimentada no ano de 2019, e os anos de 2020 e 2021, considerando que a pandemia de COVID-19 ocorreu nesses dois últimos anos.-
Descrição: dc.descriptionPorts, are common structures in the urban landscapes of coastal cities. They are historically important in the context of national and international trade. The concentration of productive activities on nearby coastlines permeated reflections at the beginning of economic geography, with an interest in the description of economic regions when maritime transport was one of the main means of guaranteeing the transport of industrial and manufacturing production. The differentiation of the economic regions was a central object of economic geography in the study of productive specialization. With the transformations arising from the increase in industrial production, the 20th century was a period of changes in the ports, to make them more efficient and increase their load capacity, when the Brazilian industrialization as a result of the national development policy, opened the way for the expansion of the port sector in the country. Bearing in mind that ports are elements that modify the production of espace, the objective of this work was analyze the amount of cargo handled (in tons) of six Brazilian ports, three under public administration, and three under private administration, during the last three years - 2019 to 2021, and check if there were differences in these during the period of the COVID-19 pandemic, with respect to the previous year's numbers. These data of cargo movement in ports are released by the National Water Transport Agency - ANTAQ. The analysis was carried out on the numbers of the weight of cargo handled in the following ports: Ponta Da Madeira (MA), Santos (SP), Tubarão (ES), Waterway Terminal De Angra Dos Reis (RJ), Itaguaí (RJ) and Paranaguá (public relations). There was a difference between the amount moved between public and private ports, which reached 62% in the largest under public administration and the largest under private administration. In addition, the influence of Brazil's productive specialization was noted, an expression of Brazilian regionalization, mainly due to the concentration in the center-south axis, as opposed to the Amazon - Northeast axis. The performance of this sector is important for the national economy, considering the spatial dynamics that involve nautical transport logistics in the country, whose differences between regions are expressed by the configurations of Brazilian productive spatialization. There was no noticeable difference between the weight of cargo handled in 2019, and the years 2020 and 2021, considering that the COVID-19 pandemic occurred in these last two years.-
Descrição: dc.description43 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCargas-
Palavras-chave: dc.subjectPortos-
Palavras-chave: dc.subjectEspaço geográfico-
Palavras-chave: dc.subjectPortos públicos-
Palavras-chave: dc.subjectTerminais de uso privado-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia econômica-
Palavras-chave: dc.subjectPorto-
Palavras-chave: dc.subjectTransporte de cargas-
Palavras-chave: dc.subjectEspaço geográfico-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectCargo-
Palavras-chave: dc.subjectPorts-
Palavras-chave: dc.subjectGeographic espace-
Palavras-chave: dc.subjectPublic ports-
Palavras-chave: dc.subjectPrivate use terminals-
Título: dc.titleDinâmicas regionais e o setor portuário brasileiro: a movimentação de cargas nos portos públicos e terminais de uso privado-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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