Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Abdón, Miriam del Milagro | - |
Autor(es): dc.contributor | Abdón, Miriam del Milagro | - |
Autor(es): dc.contributor | Rezende, Wanderley Moura | - |
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Anne Michelle Dysman | - |
Autor(es): dc.creator | Leonardo, Letícia de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:34:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:34:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28193 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753226 | - |
Descrição: dc.description | A dificuldade em aprender matemática durante a educação básica ou , pelo menos , os seus conceitos mais elementares, é preocupante . F ato este que tem acometido muitos alunos, gerando um sentimento de incapacidade e sendo responsável por grande parte da evasão escolar . Este trabalho tem a int enção de questionar o porquê da matemática ser vista como uma ciência tão complexa para tantas pessoas ; v erificando o processo de ensino - aprendizagem escolar durante a s fase s do ensino fundamental, o qual deveria introduzir o contexto matemático na realidade dos alunos, levando em consideração o seu meio social inclusive. Ajudando assim, a desenvolver o raciocínio lógico, ou a capacidade de entender situações - problema e construir ideias de forma crítica . A matemática está presente desde as primeiras palavras de uma criança. Por que de repente ela é retirada d a sua realidade e reinserida de forma tão mecânica? A lgo que deveria ser estimulado natural mente , por fazer parte da vida em divers os aspectos, simplesmente não acontece. C omo , por exemplo, o desenvolvimento do pensamento lógico, ou a resolução de problemas do dia a dia e tantas outras situações cotidianas , onde o contexto matemático pode ser inserido e com certeza motivar o interesse dos alunos n o processo inicial da alfabetização matemática . A partir destes pontos e questionamentos, a fim de tentar minimizar os danos causados pelas falhas no âmbito da educação básica , será apresentad a uma possível alternativa para a abordagem metodológica da matemática escolar , visando uma mudança de paradigma quanto à mesma. | - |
Descrição: dc.description | Difficulty in learning mathematics during primary education or, at least, its most elementary concepts, is worrying. This fact has affected many students, generating a feeling of inadequacy which may lead some to drop out of school altogether. This work in tends to question why mathematics is seen as such a hard science subject by so many; examining the teaching methodologies and learning process throughout elementary education, which ideally should adapt the introduction of mathematical concepts by taking i nto account the student’s reality and his social environment. Thus , helping to develop logical reasoning, the ability to understand problems and think critically about potential solutions. Mathematics is present in a child’s life since her first words. Why then, is the subject suddenly stripped out of her reality and reintroduced so mechanically? The mathematical subject is something that should be encouraged and developed naturally throughout life but is often neglected. Ideally, inserting the mathematical context in the development of logical reasoning and solving day - to - day problems can motivate the interest of students in the initial process of math literacy. From these topics and questions, an alternate approach will be presented with the intent to limi t the damage caused by the flaws in the current basic education methodology which hopefully will result in a paradigm shift. | - |
Descrição: dc.description | 45 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fracasso escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia ativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Raciocínio lógico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Basic education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | School failure | - |
Palavras-chave: dc.subject | Active methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Logical reasoning | - |
Título: dc.title | A Matemática escolar: uma visão pessoal sobre as questões sociais na educação básica e suas metodologias de ensino. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: