Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Tavares, Claudia Mara de Melo | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Sonia Regina de | - |
Autor(es): dc.contributor | Yamasaki, Alice | - |
Autor(es): dc.contributor | Queiroz, Paulo Pires de | - |
Autor(es): dc.creator | Peixoto, Letycia Sardinha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:34:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:34:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/1069 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753222 | - |
Descrição: dc.description | O estudo tem por objeto os saberes e a prática pedagógica dos enfermeiros preceptores em hospital de ensino e de que forma esses saberes influenciam o processo de aprendizagem do residente de enfermagem. A partir da vivência enquanto residente de enfermagem, foi perceptível o problema do estudo, sendo observado o pouco preparo pedagógico dos enfermeiros preceptores de hospitais de ensino, e como isso influencia seu desempenho como educador junto aos residentes de enfermagem. Tem por objetivo geral: Investigar os saberes e a prática pedagógica nos enfermeiros preceptores e sua influência no processo de ensino-aprendizagem do residente de enfermagem. Justifica-se a realização do estudo a necessidade de que a formação continuada do enfermeiro seja voltada também para o desenvolvimento técnico-científico, que lhe confiram qualificação profissional, por isso, repensar as práticas educativas atribuídas ao processo de capacitação teórico-prático do enfermeiro é fundamental, principalmente ao nos colocarmos compreensivos frente aos preceptores que acompanham os residentes de enfermagem. Sendo assim, realizamos um estudo qualitativo, através da pesquisa etnográfica, onde os dados foram coletados em hospitais de ensino de propriedade de instituições de ensino superior públicas, e os sujeitos do estudo foram os enfermeiros preceptores da residência de enfermagem desses hospitais. A coleta de dados se deu pelo seminário introdutório à temática da pesquisa, pela observação participante e entrevista semi- estruturada. A análise de dados está sendo feita segundo a pesquisa etnográfica. Foi realizado um teste piloto para verificação das técnicas de investigação. A coleta de dados teve duração de quatro meses, realizada em dois cenários diferentes, ambos sendo hospitais de ensino. Os sujeitos participantes foram um total de 12 preceptores. Os resultados trouxeram questões referentes ao seminário e a observação participante primeiramente, a caracterização dos preceptores, realizada segundo as entrevistas, e a discussão foi apresentada segundo quatro eixos temáticos que descrevem a preceptoria na perspectiva dos próprios receptores, a partir da metodologia proposta | - |
Descrição: dc.description | The objects of this study are the knowledge and pedagogical practices of nurses preceptors in teaching hospital and how this knowledge influences the learning process of the resident learning process. From the experience as a nursing resident it was perceived the problem of the study, observing the little pedagogical preparation of the nurses preceptors from teaching hospitals, and how this influences their performance as educators with the nursing home residents. Its general objective: To investigate the knowledge and pedagogical practices in nursing preceptors and their influence on the teaching-learning Resident Nursing. The study justifies itself by the need of continued education of nurses, also focused on the technical and scientific development, conferring professional qualifications, therefore, rethink educational practices attributed to the process of theoretical and practical training of nurses is essential, especially when we put forward the comprehensive preceptors accompanying nursing home residents. Therefore, we conducted a qualitative study through an ethnography research, where data were collected in teaching hospitals owned by public institutions of higher education, and the subjects of the study were the nurses residence nursing preceptors of these hospitals. Data collection took place at the introductory seminar theme of research by participant observation and semi-structured interview. The data analysis is being done according to the ethnographic research. We conducted a pilot test for verification of investigative techniques. Data collection lasted four months, held in two different scenarios, both with teaching hospitals. The participants were a total of 12 preceptors. The results have brought issues to the seminar and participant observation first, the characterization of preceptors, conducted according to the interviews, and discussion was presented according to four themes that describe the preceptorship the perspective of receptors themselves from the proposed methodology | - |
Descrição: dc.description | 130 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tutoria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em enfermagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Capacitação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em enfermagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tutoria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Capacitação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tutoring | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professional training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nursing education | - |
Título: dc.title | Saberes e prática pedagógica na preceptoria da residência de enfermagem | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: