As políticas educacionais e a reforma do Estado no Brasil

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPatrício, Inês Emília de Moraes Sarmento-
Autor(es): dc.contributorBevilacqua, Luis-
Autor(es): dc.contributorGomes, Eduardo-
Autor(es): dc.creatorSantos, Sebastião Luiz Oliveira dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:34:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:34:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-23-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-23-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8313-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753218-
Descrição: dc.descriptionO objetivo desta dissertação é identificar as causas da precarização e da deterioração da educação escolar no Brasil após os anos noventa do século XX, no período em que ocorreu o que se convencionou chamar de Reforma do Estado. Procura-se analisar a contradição existente entre os avanços nos índices de aproveitamento escolar e a ausência de qualidade da educação básica, comprovada por diversos indicadores, tais como os baixos resultados nos exames institucionais da educação escolar no Brasil. Na primeira parte faz-se uma analise histórica do desenvolvimento da educação no Brasil até o final dos anos 80, para numa segunda parte se apresentarem os dados recentes que comprovam as discrepâncias entre as metas do Consenso do Washington e os resultados efetivos do processo de desenvolvimento da educação brasileira, no período recente-
Descrição: dc.descriptionThe main aim of this dissertation is to determine the causes of deterioration and worsening of the fundamental education in Brazil after the last decade of the XX century, in the period usually known as the State Reform. It is proposed to identify the causes concerning the contradiction between the progress in the learning performance scores and the poor quality of the fundamental education as shown by several indicators as the insufficient knowledge level revealed by the results of institutional aptitude tests applied all over the country. The first part of this dissertation is devoted to a brief analysis of the fundamental education in Brazil till the end of the 80. In the second part we present recent data that confirms the disagreements between the targets established by the Washington Consensus and the effective results obtained in the development process of the education in Brazil in recent years-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica educacional-
Palavras-chave: dc.subjectReforma do Estado-
Palavras-chave: dc.subjectEducação no Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade no ensino-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica educacional - aspecto histórico-
Palavras-chave: dc.subjectReforma do Estado-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade do ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducation policy-
Palavras-chave: dc.subjectState reform-
Palavras-chave: dc.subjectEducation in Brazil-
Palavras-chave: dc.subjectEducation quality-
Título: dc.titleAs políticas educacionais e a reforma do Estado no Brasil-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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