Negamos o fim do mundo ou sua mudança? Confrontando o medo, o negacionismo e suas narrativas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSampaio, Shaula Maíra Vicentini de-
Autor(es): dc.contributorAmaral, Marise Basso-
Autor(es): dc.contributorCodes, Davi Henrique Correia de-
Autor(es): dc.contributorSampaio, Sarah Hallelujah Vicentini de-
Autor(es): dc.creatorSodré, Gabriel Araujo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:34:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:34:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-01-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29723-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753212-
Descrição: dc.descriptionAo refletir sobre as diferentes narrativas que permeiam a Educação Ambiental e sobre as possibilidades de ressignificá-las como pedagógicas, esse estudo foi desenvolvido com o objetivo de dialogar com os discursos perpassados pelo medo e negacionismo que permeiam o debate ambiental. Entendendo a cultura e suas linguagens através de múltiplas representações como parte constituinte dos processos de construção de conhecimentos e saberes, esse estudo teve como objetivo incentivar a produção de narrativas por professores de Biologia a partir de questionamentos levantados por uma imagem. Para realizar a pesquisa, um trabalho artístico criado pelo pesquisador atuou como um disparador de questionamentos e reflexões sobre os temas ligados ao Antropoceno, assim como sobre as incertezas, fins de mundo. O artefato produzido, um vídeo, potencializou indagações pessoais que dialogavam com autores e bibliografias que compõem esse trabalho. A partir disso, investiu-se na criação de uma metodologia que me ajudasse a catalisar a produção de narrativas sobre os temas já mencionados. O pesquisador escreveu uma carta para professoras e professores de Biologia, convidando-os para uma reflexão compartilhada sobre incertezas, medos, negacionismos... Essa troca de cartas possibilitou pensar juntos sobre assuntos, mobilizando questionamentos e depoimentos pessoais. A apreciação dos resultados se deu através da criação metodológica que, não só demonstrou a importância de debatermos sobre a forma como os discursos e narrativas estão compondo o educar ambientalmente, como acrescentou na minha formação cultural, ambiental, como professor e cidadão. Percebeu-se a multiplicidade de questões levantadas a partir desta proposta que, ao perpassar diferentes corpos, possibilitou a produção de narrativas, e de um cruzamento de pensamentos e questionamentos, confrontando velhas e novas reflexões sobre tais temas e contribuindo para a construção de outros modos de narrar e olhar o mundo.-
Descrição: dc.descriptionWhen reflecting on the different narratives that permeate Environmental Education and on the possibilities of reframing them as pedagogical, this study was developed with the objective of dialoguing with the discourses pervaded by fear and negationism that permeate the environmental debate. Understanding culture and its languages through multiple representations as a constituent part of the processes of construction of knowledge and expertises, this study aimed to encourage the production of narratives by Biology teachers from questions raised by an image. To carry out the research, an artistic work created by the researcher acted as a trigger for questions and reflections on themes related to the Anthropocene, as well as on uncertainties, ends of the world. The artifact produced, a video, enhanced personal inquiries that dialogued with authors and bibliographies that make up this work. From that, I invested in the creation of a methodology that would help me to catalyze the production of narratives on the themes already mentioned. The researcher wrote a letter to teachers and professors of Biology, inviting them to a shared reflection on uncertainties, fears, denials ... This exchange of letters made it possible to think together on subjects, mobilizing questions and personal testimonies. The appreciation of the results took place through the methodological creation that, not only demonstrated the importance of debating on the way the speeches and narratives are composing the educating environmentally, but added in my cultural and environmental formation, as a teacher and citizen. It was noticed the multiplicity of questions raised from this proposal that, when going through different bodies, enabled the production of narratives, and a crossing of thoughts and questions, confronting old and new reflections on such themes and contributing to the construction of other ways to narrate and look at the world.-
Descrição: dc.description80 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Ambiental; Criações Metodológicas; Antropoceno; Negacionismo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental, Narrativa, Pedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental Education; Methodological Creations; Anthropocene; Negationism-
Título: dc.titleNegamos o fim do mundo ou sua mudança? Confrontando o medo, o negacionismo e suas narrativas-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.