Influência da ameaça pelo estereótipo sobre o desempenho de mulheres em tarefas cognitivas: implicações para o estudo de gênero no ensino

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDavid, Isabel de Paula Antunes-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Letícia de-
Autor(es): dc.contributorMaria e Silva, Márcia-
Autor(es): dc.contributorJaehn, Lisete-
Autor(es): dc.contributorErthal, Fátima Cristina Smith-
Autor(es): dc.contributorPacheco, Luiza Bomfim-
Autor(es): dc.contributorCalaza, Karin da Costa-
Autor(es): dc.creatorStariolo, Jasmin Bruna-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:34:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:34:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-21-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29458-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753211-
Descrição: dc.descriptionO evento de ameaça pelo estereótipo é caracterizado por um momento no qual um indivíduo pode ter uma sensação de não pertencimento, levando ao prejuízo no seu desempenho em determinada tarefa, por estar enfrentando, de maneira muitas vezes não consciente, a preocupação, ansiedade ou estresse de não confirmar o estereótipo negativo com o qual foi estigmatizado. É sugerido pela literatura que uma das razões para o efeito de queda no desempenho durante este contexto de ameaça pelo estereótipo seria devido à ocupação da memória de trabalho, um processo cognitivo responsável pela manutenção temporária de informações importantes para a realização de tarefas em um dado momento. A queda de desempenho associada à ameaça pelo estereótipo acaba por fortalecer a ideia de estereótipos negativos que são atribuídos às minorias, potencializando as desigualdades sociais. A presente pesquisa teve como objetivo analisar se a ameaça pelo estereótipo poderia prejudicar a capacidade da memória de trabalho em mulheres, estudantes de medicina, com ênfase sobre as implicações desse fenômeno para o ensino. Cinquenta e um voluntários (25 mulheres) participaram do experimento no qual deveriam realizar uma tarefa de detecção de mudança, que consistia na apresentação, sequencial, de dois arranjos de estímulos contendo 2 ou 4 quadrados coloridos. Os sujeitos deveriam responder se um dos quadrados mudou de cor. Os participantes realizaram a tarefa duas vezes e, entre as tarefas, foi apresentado um texto manipulativo responsável por gerar a ameaça pelo estereótipo nos voluntários. A partir de dados comportamentais, foi possível medir o índice que representa a Capacidade de Memória de Trabalho (K) de cada sujeito. Os resultados demonstraram que as mulheres, na condição de 4 quadrados, aumentaram seu índice K após a aplicação do texto manipulativo (M 4 Pré = 2,32 D.P.4 Pré = 0,6 / M 4 Pós = 2,65; D.P. 4 Pós =0,41; p < 0,01). Já os homens não tiveram mudança significativa no índice K (p = 0,895) entre as condições Pré (M = 2,53; D.P. = 0,64) e Pós Texto (M = 2,54; D.P. = 0,49). Os resultados mostraram que a ameaça por estereótipo é capaz de influenciar a capacidade de memória de trabalho das mulheres. Apesar do texto ter influenciado somente as mulheres, os resultados não confirmaram a hipótese inicial de que as mulheres teriam queda de desempenho após a indução da ameaça pelo estereótipo com o texto manipulativo. Algumas possibilidades para explicar estes resultados são apresentadas na discussão. Este trabalho ressalta ainda a importância de se compreender melhor os mecanismos envolvidos na ameaça pelo estereótipo, que existe nos mais diversos contextos e prejudica a vida social de muitas minorias. O campo da Didática, que compreende estudo sobre o ensino, deve atentar para tal fenômeno. As futuras gerações podem continuar propagando desigualdades de gênero ou podem lutar para quebrar estereótipos ainda naturalizados socialmente. Para lutar contra a ameaça pelo estereótipo devemos falar sobre isso além de aceitar e respeitar a diversidade.-
Descrição: dc.descriptionThe stereotype threat is characterized as a decrease in performance when a stigmatized person is worried, anxious, or stressed by trying to disconfirm the negative stereotype. It has been suggested that the decrease in performance during the stereotype threat scenario may be due to the disruption of working memory, a cognitive system with limited capacity that holds temporary information that is important to perform a task at a given moment. The decrease in performance under stereotype threat, reinforces the negative stereotype that is assigned to minority groups, which increases a social inequalities. The present research aimed to investigate if stereotype threat would decrease the working memory capacity of women, medical students, and to emphasise the possible implications of this phenomenon to education. Fifty-one participants (25 women) performed a change detection task, in which two stimuli arrays consisting of 2 or 4 colored squares were presented in sequence The participants should respond if one of the squares changed color. Participants performed the task twice, and a text that was intended to induce a stereotype threat on the participants was presented during the interval between tasks. An index of working memory capacity (named K index) was calculated from the behavioral data for each participant. The results showed that during the 4 arrays condition, women's K indexes were greater after the text (M 4 Pré = 2,32 D.P.4 Pré = 0,6 / M 4 Pós = 2,65; D.P. 4 Pós =0,41; p < 0,01). Further, men didn't present any significant changes in their K indexes considering the task performed before (M = 2,53; D.P.= 0,64) and after the text (M = 2,54; D.P. = 0,49). The results indicate that the stereotype threat influenced women's working memory capacity. Although the text affected only women, the results did not confirm the initial hypothesis that women would have their performance decreased after the text. Some possible explanations were presented at the discussion. The study highlights the critical need for advances in knowledge on stereotype threat, since it represents a social harm that affects minority groups. The Field of didactic methods, that includes the study of education, must be aware of the stereotype threat. Future generations should fight against naturalized stereotypes instead of continuing to spread gender inequalities. To fight against the stereotype threat we must talk about it and also accept and respect diversity.-
Descrição: dc.description90 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAmeaça pelo estereótipo-
Palavras-chave: dc.subjectMemória de trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectDesigualdade de gênero-
Palavras-chave: dc.subjectEstigmatização-
Palavras-chave: dc.subjectRendimento escolar-
Palavras-chave: dc.subjectMulher-
Palavras-chave: dc.subjectCognição-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante de Medicina-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectMemória-
Palavras-chave: dc.subjectDiversidade no local de trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectEstereótipo de gênero-
Palavras-chave: dc.subjectStereotype threat-
Palavras-chave: dc.subjectWorking memory-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectGender inequality-
Título: dc.titleInfluência da ameaça pelo estereótipo sobre o desempenho de mulheres em tarefas cognitivas: implicações para o estudo de gênero no ensino-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.