Entre memórias e silêncios: um olhar sobre as bibliotecas do Colégio Pedro II

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNóbrega, Nanci Gonçalves da-
Autor(es): dc.creatorDantas, Andre Gomes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:34:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:34:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-08-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-08-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10321-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753208-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa analisa as práticas informacionais dos sujeitos na Biblioteca Escolar das unidades do Colégio Pedro II (CPII) através da produção de sentidos de alunos, ex-alunos, professores, bibliotecários e diretores da Instituição. Para isso, utilizamos o campo de estudos da Antropologia da Informação onde os sujeitos com suas falas passam a ser o centro das questões que levantamos neste trabalho. É investigada a rede de informação e conhecimento contida nos dizeres coletados através de entrevistas livres. Neste caminho, encontramos indícios de que o modelo de Educação no Brasil tem contribuído para o cenário ainda presente de desvalorização da Biblioteca Escolar. Desta forma, observamos as práticas informacionais dos sujeitos nas bibliotecas escolares do CPII e fazemos algumas reflexões em cima deste quadro. Na medida em que mergulhamos na rede de informação construída nas falas dos sujeitos ligados ao Colégio, damos vida às bibliotecas do CPII e abrimos caminhos para colocálas no centro das questões informacionais. Identificamos algumas práticas informacionais desenvolvidas no interior das bibliotecas do Colégio que movimentam os sentidos e promovem verdadeiramente um movimento de ruptura com o quadro de desvalorização da Biblioteca Escolar no Brasil.-
Descrição: dc.descriptionThe present research analyzes the information practices of the subjects inside School Library in the unities of Colégio Pedro II (CPII) through sense productions of the students, ex-students, teachers, librarians and directors of the institution. For that, we use the field studies of Anthropology Information where these subjects with their sayings become the center of the questions that we raise in this work. It’s investigated the information network and knowledge in the sayings collected from free interviews. In this way, we found indication that the model of the Education in Brazil has contributed for the scenery still present of depreciation of the School Library. In this way, we observe the information practices of the subjects in the school libraries of CPII and we make some reflections above this scenery. In the measure where we dive in this information network built by the sayings of the subjects connected to the school, we give life to the libraries of CPII and we open ways to put them in the centre of the information questions. We identify some information practices developed in the interior of these libraries that move the senses and truly promote a rupture moving with the frame of depreciation of the Brazilian school library.-
Descrição: dc.description84f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca Escolar-
Palavras-chave: dc.subjectColégio Pedro II-
Palavras-chave: dc.subjectAntropologia da Informação-
Palavras-chave: dc.subjectInformação, Cultura e Sociedade-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca: organização e dinamização-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca escolar-
Palavras-chave: dc.subjectAntropologia-
Palavras-chave: dc.subjectInformação-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração de biblioteca-
Palavras-chave: dc.subjectSchool Library-
Palavras-chave: dc.subjectAnthropology of Information-
Palavras-chave: dc.subjectLibrary: organization and dynamization-
Palavras-chave: dc.subjectInformation, Culture and Society-
Título: dc.titleEntre memórias e silêncios: um olhar sobre as bibliotecas do Colégio Pedro II-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.