Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Godoy, Karla Estelita | - |
Autor(es): dc.contributor | Machado, Marcello de Barros Tomé | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Helena Catão Henriques | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Flávia Beatriz Marques Caetano Machado | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:34:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:34:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-03-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-03-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/1597 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753200 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho se dedicou a estudar o processo de construção e difusão da imagem turística da cidade do Rio de Janeiro em sua mais famosa representação: a cidade maravilhosa. A partir da observação dos signos e elementos naturais, culturais e históricos inerentes a imagem da cidade carioca, bem como da relevância que a música brasileira assume enquanto difusora desta, foi feita uma análise sobre a relação entre o turismo, o universo das imagens e a bossa nova – estilo musical surgido na cidade carioca, entendido como uma importante peça de propagação da imagem do Rio mundo a fora. Para a fundamentação teórica deste trabalho, foi realizado um estudo analítico, descritivo, bibliográfico e discográfico, no qual são contemplados conceitos, autores, especialistas e produções referentes ao tema. Um panorama histórico, social e cultural do Rio de Janeiro, com recorte temporal compreendido entre o início do século XX e a contemporaneidade foi traçado em virtude de destacar marcos, acontecimentos e fatos de relevância para a compreensão da temática abordada neste trabalho e para o alcance dos objetivos ao qual o mesmo estava proposto. Considerou-se pertinente identificar os principais elementos, símbolos e representações associados à cidade do Rio e presentes nas letras de diversas canções da bossa nova, para que ponderações respaldadas pudessem ser feitas acerca da relevância da repercussão nacional e internacional deste estilo na reafirmação e propagação de um ideário de belezas, boemia, sensualidade e exotismo, através da fórmula “amor, sorriso e flor”, o que possivelmente exerceu influências no turismo apesar do contexto de caos e desigualdades observado na cidade maravilhosa | - |
Descrição: dc.description | This work aims to study the process of construction and dissemination of tourist image of the city of Rio de Janeiro in his most famous representation: the marvelous city. From the observation of signs and natural, cultural and historical elements inherent in the image of the city of Rio de Janeiro, as well as the relevance that the Brazilian music assumes while this stray, was made an analysis on the relationship between tourism, the universe of images and the bossa nova – musical style that emerged in the city of Rio de Janeiro, understood as an important piece of image propagation of Rio world outside. For theoretical work, was an accomplished analytical study, descriptive, and bibliographic record, which included concepts, authors, experts, and productions for the theme. A historic, social and cultural landscape of Rio de Janeiro, with temporal clipping from the beginning of the 20th century and the contemporary stroke was due to highlight milestones, events and facts of importance to the understanding of the subject matter covered in this work and to the achievement of the goals to which it was proposed. It was considered appropriate to identify the main elements, symbols and representations associated with the city of Rio and present in the letters of several songs of bossa nova, to which weights supported could be made about the relevance of the impact nationally and internationally in this style in the reaffirmation and propagation of an ideology of beauties, bohemia, sensuality and exoticism, via the formula "love, smile and flower", which possibly has exerted influences on tourism despite the context of chaos and inequalities observed in the marvelous city | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Turismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rio de Janeiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bossa nova | - |
Palavras-chave: dc.subject | Turismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bossa nova | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rio de Janeiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tourism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Image | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rio de Janeiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bossa nova | - |
Título: dc.title | Rio de sol, de céu, de mar: a bossa nova e a imagem turística da cidade maravilhosa | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: