O uso de ferramentas tecnológicas para visualização, compreensão e construção de modelos moleculares e discussão sobre gases estufa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorChinelli, Maura Ventura-
Autor(es): dc.contributorMarques, Marcelo Monteiro-
Autor(es): dc.contributorCampos, Vinícius Rangel-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Caio César Fernandes Leão de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:34:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:34:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-20-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26315-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753197-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho se justifica pela dificuldade frequentemente reconhecida entre educandos, nas aulas de Química, na visualização do arranjo espacial tridimensional de moléculas e compreensão de sua geometria molecular resultante. As metodologias adotadas foram a confecção de um livreto virtual contextualizado com a temática do aquecimento global com uma série de 3 vídeos em formato de tutorial para a montagem de modelos moleculares caseiros baratos. Os autores referenciados falam, dentre outras coisas, sobre a importância da boa compreensão do que são modelos em Ciências, bem como sobre como o vídeo pode ser um bom aliado para captar a atenção do aluno, contribuindo para um melhor aprendizado. Na concepção dos licenciandos que avaliaram os materiais elaborados, estes são interessantes e podem contribuir para um ensino mais significativo por ser contextualizado com uma temática real, da vida do estudante e, por ser virtual, de fácil acesso a qualquer professor ou aluno, a qualquer momento.-
Descrição: dc.descriptionThis work is justified by the difficulty shown by students in visualizing the tridimensional structure of molecules and its molecular geometry. The methodologies chosen were the confection of a virtual booklet, addressing the topic of global warming as a real-life contextualization, and a series of 3 videos, as a tutorial for the construction of inexpensive homemade molecular models. The referenced authors speak of the importance of a good understanding of what are models in Science, as well as how can videos be a good tool for engaging students in a Science class, contributing to a better learning. The booklet and the videos were evaluated by graduation colleagues who said those are interesting and may contribute to a more significant learning, as they are linked to a student’s real-life theme. Colleagues also consider the booklet and videos good as being virtual tools, free to access at any moment, by teachers and students.-
Descrição: dc.description27 f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria Molecular-
Palavras-chave: dc.subjectVídeos-
Palavras-chave: dc.subjectAquecimento Global-
Palavras-chave: dc.subjectModelos-
Palavras-chave: dc.subjectModelo molecular-
Palavras-chave: dc.subjectVapor-
Palavras-chave: dc.subjectEfeito estufa (Atmosfera)-
Palavras-chave: dc.subjectMudança climática-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectLivro didático-
Palavras-chave: dc.subjectMolecular Geometry-
Palavras-chave: dc.subjectVideos-
Palavras-chave: dc.subjectGlobal Warming-
Palavras-chave: dc.subjectModels-
Título: dc.titleO uso de ferramentas tecnológicas para visualização, compreensão e construção de modelos moleculares e discussão sobre gases estufa-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.