Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Chinelli, Maura Ventura | - |
Autor(es): dc.contributor | Marques, Marcelo Monteiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Campos, Vinícius Rangel | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Caio César Fernandes Leão de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:34:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:34:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26315 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753197 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho se justifica pela dificuldade frequentemente reconhecida entre educandos, nas aulas de Química, na visualização do arranjo espacial tridimensional de moléculas e compreensão de sua geometria molecular resultante. As metodologias adotadas foram a confecção de um livreto virtual contextualizado com a temática do aquecimento global com uma série de 3 vídeos em formato de tutorial para a montagem de modelos moleculares caseiros baratos. Os autores referenciados falam, dentre outras coisas, sobre a importância da boa compreensão do que são modelos em Ciências, bem como sobre como o vídeo pode ser um bom aliado para captar a atenção do aluno, contribuindo para um melhor aprendizado. Na concepção dos licenciandos que avaliaram os materiais elaborados, estes são interessantes e podem contribuir para um ensino mais significativo por ser contextualizado com uma temática real, da vida do estudante e, por ser virtual, de fácil acesso a qualquer professor ou aluno, a qualquer momento. | - |
Descrição: dc.description | This work is justified by the difficulty shown by students in visualizing the tridimensional structure of molecules and its molecular geometry. The methodologies chosen were the confection of a virtual booklet, addressing the topic of global warming as a real-life contextualization, and a series of 3 videos, as a tutorial for the construction of inexpensive homemade molecular models. The referenced authors speak of the importance of a good understanding of what are models in Science, as well as how can videos be a good tool for engaging students in a Science class, contributing to a better learning. The booklet and the videos were evaluated by graduation colleagues who said those are interesting and may contribute to a more significant learning, as they are linked to a student’s real-life theme. Colleagues also consider the booklet and videos good as being virtual tools, free to access at any moment, by teachers and students. | - |
Descrição: dc.description | 27 f | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria Molecular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vídeos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aquecimento Global | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelo molecular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vapor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Efeito estufa (Atmosfera) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mudança climática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Molecular Geometry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Videos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Global Warming | - |
Palavras-chave: dc.subject | Models | - |
Título: dc.title | O uso de ferramentas tecnológicas para visualização, compreensão e construção de modelos moleculares e discussão sobre gases estufa | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: