O uso de simuladores computacionais para o ensino de óptica numa perspectiva de aprendizagem significativa e prática de atividades investigativas em sala de aula

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Isa-
Autor(es): dc.contributorSerbeto, Antonio de Padua Brito-
Autor(es): dc.contributorSouza, Jose Antonio e-
Autor(es): dc.creatorSilva, Evandro Guilherme Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:34:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:34:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4920-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753190-
Descrição: dc.descriptionO uso de recursos tecnológicos para o desenvolvimento de atividades didáticas está sendo cada vez mais frequente no cenário acadêmico. Assim, o computador assume papel de destaque para promover atividades voltadas para o desenvolvimento de aprendizagem significativa e começa a ser utilizado nos planos de aulas dos professores, nas atividades de laboratório e no uso de simulações em aula. Partindo do princípio da utilização desses recursos, o nosso trabalho monográfico consiste em propor simuladores computacionais como ferramenta instrucional no desenvolvimento de atividades investigativas com a finalidade de se obter aprendizagem significativa de conteúdos básicos de Óptica nas aulas regulares do ensino médio. Para isso, buscamos nas linhas do referencial teórico da teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e nas propostas de Atividades Investigativas de Borges a elaboração de atividades com a utilização do Simulador PHET, por ter uma linguagem de fácil acesso aos professores e alunos. Nessa linha foram desenvolvidas três atividades investigativas que mostram a utilização da modelagem computacional PHET em aulas sobre os conteúdos: Óptica Geométrica, Deflexão da Luz e Visão de Cor. Sugerimos o trabalho em pequenos grupos de alunos para responder perguntas-chave, desenvolvidas a partir de uma situação problema, antes (pré-teste) e depois (pós-teste) de terem manipulado as simulações. Dessa forma, ao serem aplicadas as atividades, o professor poderá constatar a influência positiva das simulações na aprendizagem-
Descrição: dc.descriptionThe use of technological resources to develop educational activities has become each time more frequent in academic setting. In this way, the computer plays an outstanding role to promote activities aimed at the development of meaningful learning and begins to be widespread in teachers' lesson plans, lab activities and the use of simulations in the classroom. Assuming the use of these resources, our monographic work consists in proposing the use of computer simulations as instructional tool in developing investigative activities in order to achieve meaningful learning of basic Optics contents in regular high school classes. For this, we turn to the lines of the theoretical framework of Ausubel's Meaningful Learning theory and of Borges’ proposals for Investigative Activities using the simulator PHET, as it has an easily accessible language to teachers and students. In this line we developed three investigative activities that show the use of PHET computational modeling in classes about the contents: Geometrical Optics, Bending Light and Color Vision. We suggest the work in small student groups to answer Key Questions, elaborated from a problem situation, before (pre-test) and after (post-test) they had manipulated the simulations. Doing so, the teacher will be able to confirm the positive influence of the simulations in learning-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSimulações computacionais-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de óptica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciências-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades investigativas-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de óptica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da ciência-
Palavras-chave: dc.subjectSimulação por computador-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades investigativas-
Palavras-chave: dc.subjectComputer simulations-
Palavras-chave: dc.subjectOptics teaching-
Palavras-chave: dc.subjectScience teaching-
Palavras-chave: dc.subjectMeaningful learning-
Palavras-chave: dc.subjectInvestigative activities-
Título: dc.titleO uso de simuladores computacionais para o ensino de óptica numa perspectiva de aprendizagem significativa e prática de atividades investigativas em sala de aula-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.