Inquéritos nativos: os pajés frente à Inquisição

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVainfas, Ronaldo-
Autor(es): dc.creatorCruz, Carlos Henrique Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:34:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:34:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-02-03-
Data de envio: dc.date.issued2014-02-03-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/231-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753185-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa dedica atenção às práticas de pajelança descritas em crônicas de viagens e correspondências religiosas (séculos XVI-XVII), e, especialmente, em denúncias inquisitoriais (século XVIII). A partir de tal documentação, o intuito foi demonstrar que longe de serem portadores de uma “resistência surda”, os pajés e suas tradições se transformaram ao longo das vivências coloniais e contatos interétnicos. O exercício missionário e a catequização dos indígenas são destacados como produtores de novas necessidades simbólicas, espaços de interações culturais e simbólicas que modificavam os limites do campo de ação religiosa. Foi perante a estas mudanças que os pajés procuravam se “refazer”, no sentido de satisfazerem as novas demandas e também de reproduzirem autonomamente elementos do próprio cristianismo, ampliando suas áreas de atuação e “clientes”. São eles os principais personagens desta análise, atores que rearticulavam padrões religiosos e morais do “mundo cristão” e “indígena” e-
Descrição: dc.descriptionThe research devotes attention to the practices of shamanism described in chronicles of trips and religious correspondence (XVI-XVII centuries), and especially in complaints inquisitorial (eighteenth century). From such documentation, the purpose was to demonstrate that far from being carriers of a “resistance deaf”, the shamans and their traditions have turned over the colonial experiences and interethnic contacts. Exercise missionary and evangelizing the natives are highlighted as producing new needs symbolic spaces of cultural and symbolic interactions which changed the boundaries of the field of religious action. It was before these changes that the shamans looked up “redo” in the sense of meeting the new demands and also replicate autonomously elements of Christianity itself, expanding their fields and “customers”. They are the main characters of this analysis, actors rearticulavam patterns religious and moral of the “Christian world” and “indigenous” in a proper way to act in space and convivial living in the colony.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPajés-
Palavras-chave: dc.subjectColônia-
Palavras-chave: dc.subjectReligião-
Palavras-chave: dc.subjectCultura indígena-
Palavras-chave: dc.subjectInquisição-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectÍndio-
Palavras-chave: dc.subjectPeríodo colonial, 1500-1822-
Palavras-chave: dc.subjectShamans-
Palavras-chave: dc.subjectIndians-
Palavras-chave: dc.subjectInquisition-
Palavras-chave: dc.subjectReligion-
Palavras-chave: dc.subjectCologne-
Título: dc.titleInquéritos nativos: os pajés frente à Inquisição-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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