Ensino de farmácia hospitalar nas instituições de ensino superior do estado do Rio de Janeiro

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKoifman, Lilian-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Gilson Saippa-
Autor(es): dc.contributorMatos, Guacira Corrêa de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3291508212908868-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2524511773652697-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2212927628480533-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5459172086628083-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6471294688321175-
Autor(es): dc.creatorPrado, Maria Madalena do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:34:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:34:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-24-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-24-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9234-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753184-
Descrição: dc.descriptionEste estudo objetiva refletir sobre o processo de formação na área de farmácia hospitalar nas Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado do Rio de Janeiro. A partir da elaboração das Diretrizes Curriculares (2002), o perfil do egresso passa a ser pautado em uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, contrapondo-se ao modelo de formação tecnicista adotado interiormente. A metodologia desta pesquisa utilizou a abordagem qualitativa com dois momentos. O primeiro momento privilegiou a análise documental, realizada sobre as informações, nas páginas eletrônicas, das vinte Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro, que ofertam o curso de farmácia, no nível de graduação. Para o segundo momento foi elaborado um roteiro de entrevistas semi-estruturadas, aplicado a seis farmacêuticos pertencentes à diretoria da SBRAFH – Rio de Janeiro. O objetivo foi conhecer a percepção dos mesmos sobre o campo de formação em Farmácia Hospitalar, contrapondo e complementando o material levantado na análise documental. Os resultados permitiram apontar a existência de uma defasagem na formação, tanto por parte da instituição, do curso ou da própria disciplina. Foi uma experência positiva relacionar o campo que envolve as instituições de formação com o campo da produção do cuidado. Todo material obtido pode ser fonte importante de reflexão, considerando uma tendência transformadora, para as instituições de ensino e para demais profissionais da área de saúde, que estejam envolvidos direta ou indiretamente com o SUS-
Descrição: dc.descriptionThis study aims to reflect on the process of training in hospital pharmacy in Higher Education Institutions (IES) of the State of Rio de Janeiro. With the development of the Curriculum Guidelines (2002), the profile of egress shall be based on a generalist, humanist, critical and reflexive opposition to the model previously adopted technical training. The methodology of this research used a qualitative approach with two stages. The first time a privileged document analysis, performed on the information in the electronic pages of the twenty higher education institutions of the State of Rio de Janeiro, that offer the pharmacy course at the undergraduate level. For the second time was a roadmap for semi-structured interviews, applied to six pharmaceuticals belonging to the board of SBRAFH - Rio de Janeiro. The objective was to know their perception about the training camp in Hospital Pharmacy, contrasting and complementing the material examined in the documentary analysis. The results show the existence of a gap in training, both for the institution, the course or the discipline. It was a rich experience to relate the positive field that involves the instiuições training to the field of care provision. All material obtained can be important source of reflection, a trend considering transforming to educational institutions and other health professionals who are directly or indirectly involved with SUS-
Descrição: dc.description79 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFormação em saúde-
Palavras-chave: dc.subjectDiretrizes curriculares-
Palavras-chave: dc.subjectCurso de farmácia-
Palavras-chave: dc.subjectFarmácia hospitalar-
Palavras-chave: dc.subjectFormação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de farmácia-
Palavras-chave: dc.subjectServiço de farmácia hospitalar-
Palavras-chave: dc.subjectPessoal de saúde-
Palavras-chave: dc.subjectHealth training-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculum guidelines-
Palavras-chave: dc.subjectCourse of pharmacy-
Palavras-chave: dc.subjectPharmacy hospital-
Título: dc.titleEnsino de farmácia hospitalar nas instituições de ensino superior do estado do Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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