Cartografias identitárias na escrita pessoal de Nélida Piñon

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFigueiredo, Eurídice-
Autor(es): dc.contributorPietrani, Anélia Montechiari-
Autor(es): dc.contributorXavier, Elódia-
Autor(es): dc.contributorDemétrio, Matildes-
Autor(es): dc.contributorChiarelli, Stefania Rota-
Autor(es): dc.creatorGarcez, Cecília de Macedo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:34:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:34:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8188-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753174-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho propõe uma análise comparativa entre O pão de cada dia (1997), Aprendiz de Homero (2008), Coração andarilho (2009) e Livro das horas (2012), obras de cunho pessoal da escritora Nélida Piñon. Em tais obras, constata-se a elaboração de uma identidade pessoal marcada por um forte efeito de coesão, obtido, dentre outros recursos, por uma estratégia discursiva que usa a repetição como forma de preencher, com o retorno do mesmo, o vazio estrutural que caracteriza o indivíduo como essência. Partindo da repetição de referências espaciais, este trabalho intenta mostrar como a categoria do espaço apresenta-se como elemento indispensável na construção da imagem identitária da escritora carioca, por conseguir, a partir de uma dialética entre expansão e reclusão, fundar simbolicamente um espaço de poder controlado pelo indivíduo-
Descrição: dc.descriptionCe travail propose une analyse comparative entre O pão de cada dia (1997), Aprendiz de Homero (2008), Coração andarilho (2009) et Livro das horas (2012), des oeuvres à caractère personnel de l’écrivain Nélida Piñon. Dans ces oeuvres, on constate l’élaboration d’une identité personnelle, marquée par un fort effet de cohésion. Celui-ci est obtenu par une stratégie discursive, parmi d’autres recours. Cette stratégie utilise la répétition, afin de remplir le vide structurel qui caractérise l’individu en tant qu’essence. Partant de la répétition de références spatiales, ce travail demontre la façon dont la catégorie d’espace se présente comme élément indispensable dans la construction de l’image identitaire de l’écrivain carioca. Tout cela pour aboutir à la mise en oeuvre d’un espace de pouvoir, controlé par l’individu, à partir d’une dialectique entre l’expansion et la reclusion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura pessoal-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade-
Palavras-chave: dc.subjectReferências espaciais-
Palavras-chave: dc.subjectPoder-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectPiñon, Nelida, 1938-; crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectCorrespondência-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade-
Palavras-chave: dc.subjectPoder-
Palavras-chave: dc.subjectLittérature personnelle-
Palavras-chave: dc.subjectIdentité-
Palavras-chave: dc.subjectRéférences spatiales-
Palavras-chave: dc.subjectPouvoir-
Título: dc.titleCartografias identitárias na escrita pessoal de Nélida Piñon-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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