Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Meiriño, Marcelo Jasmim | - |
Autor(es): dc.contributor | França, Sergio Luiz Braga | - |
Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Suzana Gueiros | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Daniel de Almeida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:34:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:34:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4373 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753162 | - |
Descrição: dc.description | A pesquisa procura realizar propostas de ações para melhoria do desempenho sustentável de edificações de ensino superior federal, utilizando como modelo exploratório duas edificações modelos, como objeto de estudo de caso. Em virtude da existência de duas gerações de edificações bastante semelhantes, devido ao padrão conceitual e projetual utilizado também busca-se verificar avanços para sustentabilidade que tenham ocorrido no interstício de aproximadamente 30 anos entre os projetos analisados. Como marco temporal, tem-se duas fases de grande expansão universitária proporcionada pelo governo federal, o MEC-BID III e o REUNI. Como método de pesquisa foi utilizado uma revisão bibliográfica, uma pesquisa documental e uma pesquisa de campo para mapear a percepção dos especialistas que trabalham e gerencias os projetos, obras, operação e manutenção das edificações objetos do estudo. Como resultado, espera-se comprovar as questões iniciais buscando relacionar os projetos verificados, com os indicadores de sustentabilidade de certificações reconhecidas pela sociedade, registrando as boas práticas de projeto para potencializar os critérios de avaliação de sustentabilidade. | - |
Descrição: dc.description | The research seeks to make proposals for actions to improve the sustainable performance of federal higher education buildings, using as an exploratory model two model buildings, as object of case study. Due to the existence of two generations of very similar buildings, due to the conceptual and design standard used, it is also sought to verify advances for sustainability that have occurred in the intersection of approximately 30 years between the projects analyzed. As a time frame, there are two phases of great federal university expansion provided by the federal government, MEC-BID III and REUNI. As a research method, a bibliographical review, a documentary research and a survey were used to map the perception of the specialists who work and manage the projects, works, operation and maintenance of the object objects of the study. As a result, it is expected to prove the initial questions seeking to relate the verified projects, with the sustainability indicators of certifications recognized by the company, recording good project practices to enhance the criteria for sustainability assessment. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | PROCEL edifica | - |
Palavras-chave: dc.subject | PBE | - |
Palavras-chave: dc.subject | AQUA | - |
Palavras-chave: dc.subject | REUNI | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior federal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Construção de edifício | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento sustentável | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Pública Federal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Federal Fluminense | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Federal higher education | - |
Título: dc.title | Propostas de ações para melhoria do desempenho sustentável de edificações de ensino superior federal: estudo de caso na Universidade Federal Fluminense | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: