Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Diez, Xoán Carlos Lagares | - |
Autor(es): dc.contributor | Savedra, Mônica Maria Guimarães | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Telma Cristina de Ameida Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Morello, Rosângela | - |
Autor(es): dc.contributor | Fanjul, Adrián Pablo | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Thábata Christina Gomes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:34:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:34:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/7202 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753154 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa, situada no âmbito da Sociolinguística, visa refletir sobre a importância dos contatos linguísticos e culturais nos processos de (re)construção identitários. Tomando por exemplo a situação dos porto-riquenhos residentes em Nova York, os quais convivem diariamente com a ambiguidade de “pertencerem” a dois lugares e a nenhum deles por completo, tenta-se compreender como a propagação de um determinado “fenômeno” (O Spanglish) pode ser fundamental na manifestação das identidades híbridas desses indivíduos. Assim, o objetivo principal desta tese é analisar como o Spanglish, concebido popularmente como a mistura das línguas inglesa e espanhola, pode contribuir nos processos de (re)construção das identidades dos chamados Nuyoricans. Através do estudo das principais atitudes, representações e ideologias linguísticas relacionadas a este “fenômeno”, mediante a observação participante em dois bairros “tipicamente” porto-riquenhos de Nova York (Lower East Side e Spanish Harlem), a aplicação de questionários e a realização de entrevistas, entre outros instrumentos de pesquisa, pode-se evidenciar que o Spanglish configura-se como uma estratégia de resistência e de projeção de uma nova identidade, na qual os costumes e as tradições norte-americanas e porto-riquenhas são valorizados e legitimados. Não representa apenas um modo de falar “diferente”, mas, manifesta um terceiro espaço, no qual as línguas e culturas são inextricavelmente entrelaçadas | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | This research, located in the scope of Sociolinguistics, aims to reflect on the importance of linguistic and cultural contacts in the processes of identity (re)construction. Taking for example the situation of Puerto Ricans residing in New York, who live daily with the ambiguity of “belonging” to two places and not at all, we try to understand how the propagation of a certain “phenomenon” (The Spanglish) may be fundamental in the manifestation of the hybrid identities of these individuals. Thus, the main objective of this thesis is to analyze how Spanglish, popularly conceived as the mixture of the English and Spanish languages, can contribute to the processes of (re)construction of the identities of the so-called Nuyoricans. Through the study of the main attitudes, representations and linguistic ideologies related to this “phenomenon”, across participant observation in two “typical” Puerto Rican neighborhoods of New York (Lower East Side and Spanish Harlem), the application of questionnaires and the conducting of interviews, among other research instruments, it can be shown that Spanglish acts as a strategy of resistance and projection of a new identity, in which American and Puerto Rican customs and traditions are valued and legitimized. It not only represents a “different” way of speaking, but it manifests a third space in which languages and cultures are inextricably intertwined | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidades em (re)construção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Línguas em contato | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representações e ideologias linguísticas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Spanglish | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nuyoricans | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem e identidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociolinguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Porto-riquenhos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nova York | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contato linguístico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identities in (re)construction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Languages in contact | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representations and linguistic ideologies | - |
Título: dc.title | O Spanglish e os Nuyoricans: identidades em (re) construção | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: