O uso de materiais visuais para o ensino de ciências na perspectiva surda: ensino do corpo humano e biomas brasileiros

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Marcelo Nocelle de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9926701743816225-
Autor(es): dc.contributorSouza, Isabelle Lima-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7457661067170964-
Autor(es): dc.contributorMedeiros, Leonardo de Souza-
Autor(es): dc.creatorSantos, Ana Beatriz de Souza dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:34:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:34:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-03-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-03-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24972-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753141-
Descrição: dc.descriptionO processo de inclusão e políticas educacionais que abranjam a especificidade pedagógicas dos alunos surdos são escassos nas escolas públicas e a falta de formação dos docentes neste âmbito agravam a falta de metodologias que englobem a concepção de ensino e aprendizagem de alunos surdos. Diante disso, o presente trabalho buscou criar e utilizar ferramentas visuais e linguísticas para o ensino de ciências nos conteúdos biomas e corpo humano com a finalidade de contribuir para um ensino igualitário para a aluna surda citada nesta pesquisa, aplicando metodologias que abranjam suas necessidades e promovam sua inclusão e comunicação com a turma. No caráter metodológico buscou-se utilizar os momentos pedagógicos e dividir os conteúdos em duas vertentes, sendo trabalhados de forma teórica na universidade e as dinâmicas em sala de aula com a presença dos alunos ouvintes em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental II de uma escola no município de Santo Antônio de Pádua. Para a análise de dados buscou-se relatar as observações, interações e respostas analisadas por meio de questionário. Como conclusão, a utilização e construção de materiais visuais favoreceu o aprendizado da aluna surda na disciplina, assim como favoreceu comunicação com os alunos ouvintes, beneficiando o aprendizado de ambos.-
Descrição: dc.descriptionThe inclusion process and educational policies that cover the pedagogical specificity of deaf students are scarce in public schools and the lack of teacher training in this area exacerbates the lack of methodologies that encompass the concept of teaching and learning for deaf students. Thus, the present work sought to create and use visual and linguistic tools for teaching science in biomes and human body content, in order to contribute to an egalitarian teaching for the deaf student mentioned in this research, applying methodologies that cover their needs and promote inclusion and communication with the class. In the methodological character, we sought to use the pedagogical moments and divide the contents into two aspects, being worked theoretically in the university and the dynamics in the classroom with the presence of hearing students in an 8th grade class of Basic Education II of a school in the municipality of Santo Antônio de Pádua. For data analysis, we sought to report the observations, interactions and responses analyzed through a questionnaire. In conclusion, the use and construction of visual materials favored the learning of the deaf student in the subject, as well as favored communication with the hearing students, benefiting the learning of both.-
Descrição: dc.description41 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências-
Palavras-chave: dc.subjectSurdos-
Palavras-chave: dc.subjectBiomas-
Palavras-chave: dc.subjectCorpo humano-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Naturais-
Palavras-chave: dc.subjectScience Teaching-
Palavras-chave: dc.subjectDeaf-
Palavras-chave: dc.subjectBiomes-
Palavras-chave: dc.subjectHuman Body-
Palavras-chave: dc.subjectInclusion-
Título: dc.titleO uso de materiais visuais para o ensino de ciências na perspectiva surda: ensino do corpo humano e biomas brasileiros-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.