Experimentos didáticos utilizando um sistema de obtenção de vácuo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNachez, Juan Lucas-
Autor(es): dc.creatorSilva, Lucas da Silva e-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:34:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:34:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-22-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-22-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9602-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753120-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho apresenta a montagem detalhada de um sistema simples de obtenção de vácuo. Por meio desta montagem foram realizados três experimentos didáticos envolvendo o comportamento de diferentes sistemas físicos no interior de uma câmara de vácuo. Além de serem experimentos demonstrativos e lúdicos, possibilitam a obtenção de dados experimentais quantitativos, permitindo comparações com as leis teóricas e dados tabelados. Neste trabalho se destaca a importância da construção de uma metodologia experimental, englobando observações, análises, e operações em diversos níveis, que permitem a formação do saber através do modelo de aprendizagem significativa de David Ausebel, visando contribuir para a melhoria do Ensino de Física no âmbito escolar do Ensino Médio brasileiro.-
Descrição: dc.descriptionThe present work presents the detailed assembly of a simple vacuum system. By means of this assembly, three didactic experiments were carried out involving different physical systems inside a vacuum chamber. In addition to being demonstrative and playful, these experiments allow the determination of quantitative experimental data and comparison with theoretical laws and tabulated data. In this work, we emphasize the importance of the construction of an experimental methodology, encompassing observations, analyses and operations at different levels. This allows the construction of knowledge through David Ausebel's meaningful learning model, aiming to contribute to the improvement of Physics Teaching in Brazilian High Schools.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectVácuo-
Palavras-chave: dc.subjectTermodinâmica-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria cinética dos gases-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics Teaching-
Palavras-chave: dc.subjectVacuum-
Palavras-chave: dc.subjectThermodynamics-
Palavras-chave: dc.subjectKinetic theory of gases-
Palavras-chave: dc.subjectIntellectual Production-
Título: dc.titleExperimentos didáticos utilizando um sistema de obtenção de vácuo-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.