Jovens do campo e projetos de vida: experiências dos egressos do PROEJA com alternância do Instituto Federal Baiano - Campus Santa Inês

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorJulião, Elionaldo Fernandes-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Marcos Marques de-
Autor(es): dc.contributorCarrano, Paulo Cesar Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorGodinho, Ana Cláudia Ferreira-
Autor(es): dc.contributorCampos, Marília Lopes de-
Autor(es): dc.contributorBeiral, Hellen Jannysi Vieira-
Autor(es): dc.contributorFreitas, Adriano Vargas-
Autor(es): dc.creatorFerrari, Gláucia Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:34:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:34:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16841-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753119-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa investiga a articulação entre as experiências de jovens oriundos de municípios rurais do Território de Identidade Vale do Jiquiriçá e a organização de projetos de vida. Tem como sujeitos os egressos da primeira turma do curso Técnico em Agropecuária vinculado ao Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA), desenvolvido pelo Instituto Federal Baiano – Campus Santa Inês, sob os princípios da Pedagogia da Alternância. De natureza qualitativa, o percurso da pesquisa se pauta na abordagem biográfica, baseando-se em autores que problematizam a relação existente entre indivíduo e sociedade, tendo como produto a construção de relatos de vida. Prioriza-se a entrevista como instrumento para a produção de dados e a análise de conteúdo como método para a organização dos mesmos. Os resultados revelam que as experiências vividas durante o curso PROEJA com Alternância, redimensionaram e potencializaram as perspectivas e a atuação dos jovens, configurando-se como suportes no âmbito das dimensões relacionadas ao fortalecimento comunitário, ao desenvolvimento sustentável do meio, ao emprego/trabalho e à continuidade dos estudos, tendo sido possível constatar experiências desafiadoras relativas ao enfrentamento de situações de preconceito e discriminação quanto à linguagem e à cultura do campo e também à modalidade de EJA. Os resultados revelam também a necessidade de problematizar as experiências dos sujeitos em outras dimensões (território, escola, família, gênero, política pública, etc.), a partir de uma perspectiva que as intersecciona entre si e às provas estruturais nas quais são construídas e também aos suportes disponíveis em função das singularidades de suas vidas-
Descrição: dc.descriptionThe research investigates the articulation between the experiences of young people from rural municipalities of the Jiquiriçá Valley Identity Territory and the organization of life projects. The subjects are graduates of the first class of the Technical course in Agriculture linked to the National Program of Integration of Professional Education with Basic Education, in the Youth and Adult Modality (PROEJA), developed by the Federal Institute Baiano - Campus Santa Inês, under the principles of Alternation Pedagogy. Of a qualitative nature, the research is based on the biographical approach and on authors who problematize the relationship between individual and society and has as its product the construction of life reports. The interview is prioritized as an instrument for data production and content analysis as a method for their organization. The results reveal that the experiences lived during the PROEJA with Alternation course, resized and enhanced the perspectives and performance of young people, configuring themselves as supports in the scope of dimensions related to community strengthening, sustainable development of the environment, employment / work and the continuity of studies, having been possible to find challenging experiences related to coping with situations of prejudice and discrimination regarding the language and culture of the field and also the modality of EJA. The results also reveal the need to problematize the subjects' experiences in other dimensions (territory, school, family, gender, public policy, etc.), from a perspective that intersects them with each other and with the structural tests on which they are built and also with the supports available according to the singularities of their lives-
Descrição: dc.description225 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultos-
Palavras-chave: dc.subjectJuventudes do campo-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia da alternância-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de adultos-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectInstituto Federal-
Palavras-chave: dc.subjectBahia (BA)-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectYouth and Adult Education-
Palavras-chave: dc.subjectYouth of the field-
Palavras-chave: dc.subjectAlternation pedagogy-
Palavras-chave: dc.subjectPublic policy-
Título: dc.titleJovens do campo e projetos de vida: experiências dos egressos do PROEJA com alternância do Instituto Federal Baiano - Campus Santa Inês-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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