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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Nobre, Domingos Barros | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Mara Edilara Batista de | - |
Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, William de Goes | - |
Autor(es): dc.creator | Vecchia, Anna Beatriz Albuquerque | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:34:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:34:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5647 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753107 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho é resultado do Projeto PIBIC (2016-2017) “A Construção de Currículos Diferenciados Indígenas e Caiçaras na Costa Verde” e tem por finalidade descrever e analisar como vem sendo o processo de construção curricular diferenciado no Colégio Indígena Estadual Guarani Karai Kuery Renda, localizado na Aldeia Sapukai, Angra dos Reis e na Aldeia Itaxĩ, em Parati e na Escola Municipal Martim de Sá localizada na Praia do Sono e Escola Municipal Cajaíba localizada na Praia Pouso da Cajaíba, ambas na Península da Juatinga, em Parati. Além disso busca também apresentar os princípios norteadores das políticas curriculares da Educação Indígena e da Educação do Campo, discutindo os conceitos de currículo diferenciado para comunidades indígenas e caiçaras, baseados nas teorias críticas de currículo. Os princípios norteadores serão abordados através da leitura das Diretrizes Curriculares Nacionais para Escolas Indígenas e para Escolas do Campo, o Referencial Curricular Nacional para Escola Indígena, os Planos de Educação e as leis específicas para cada segmento. Os conceitos de currículo diferenciado serão discutidos através de autores da perspectiva crítica do currículo. A descrição do processo de construção curricular será feita a partir dos relatórios das formações continuadas dos professores que dão aula nas escolas das quatro comunidades, das análises didáticas das aulas filmadas e das Propostas Curriculares do Segundo Segmento: Caiçara e Indígena, constituindo-se de uma metodologia de construção de currículo integrado e interdisciplinar pela via dos temas geradores em redes temáticas e da pedagogia de projetos | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Angra dos Reis | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação escolar indígena | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação do campo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidades Tradicionais Caiçaras e Indígenas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Título: dc.title | A construção de currículos diferenciados indígenas e caiçaras na Costa Verde | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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