A construção de currículos diferenciados indígenas e caiçaras na Costa Verde

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNobre, Domingos Barros-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Mara Edilara Batista de-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, William de Goes-
Autor(es): dc.creatorVecchia, Anna Beatriz Albuquerque-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:34:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:34:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-26-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-26-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5647-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753107-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho é resultado do Projeto PIBIC (2016-2017) “A Construção de Currículos Diferenciados Indígenas e Caiçaras na Costa Verde” e tem por finalidade descrever e analisar como vem sendo o processo de construção curricular diferenciado no Colégio Indígena Estadual Guarani Karai Kuery Renda, localizado na Aldeia Sapukai, Angra dos Reis e na Aldeia Itaxĩ, em Parati e na Escola Municipal Martim de Sá localizada na Praia do Sono e Escola Municipal Cajaíba localizada na Praia Pouso da Cajaíba, ambas na Península da Juatinga, em Parati. Além disso busca também apresentar os princípios norteadores das políticas curriculares da Educação Indígena e da Educação do Campo, discutindo os conceitos de currículo diferenciado para comunidades indígenas e caiçaras, baseados nas teorias críticas de currículo. Os princípios norteadores serão abordados através da leitura das Diretrizes Curriculares Nacionais para Escolas Indígenas e para Escolas do Campo, o Referencial Curricular Nacional para Escola Indígena, os Planos de Educação e as leis específicas para cada segmento. Os conceitos de currículo diferenciado serão discutidos através de autores da perspectiva crítica do currículo. A descrição do processo de construção curricular será feita a partir dos relatórios das formações continuadas dos professores que dão aula nas escolas das quatro comunidades, das análises didáticas das aulas filmadas e das Propostas Curriculares do Segundo Segmento: Caiçara e Indígena, constituindo-se de uma metodologia de construção de currículo integrado e interdisciplinar pela via dos temas geradores em redes temáticas e da pedagogia de projetos-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherAngra dos Reis-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação escolar indígena-
Palavras-chave: dc.subjectEducação do campo-
Palavras-chave: dc.subjectComunidades Tradicionais Caiçaras e Indígenas-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Título: dc.titleA construção de currículos diferenciados indígenas e caiçaras na Costa Verde-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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