Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mello, Marcelo Pereira de | - |
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Elisabete Cristina Cruvello da | - |
Autor(es): dc.contributor | Soares, David Gonçalves | - |
Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Rosana da Câmara | - |
Autor(es): dc.creator | Dionísio, Juliana Soares | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:34:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:34:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9870 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753101 | - |
Descrição: dc.description | Em meio a diversidade cultural, econômica e social onde estão inseridas as escolas de ensino fundamental do município do Rio de Janeiro, surge o projeto vanguardista ‘Escolas do Amanhã’. Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação- SEDUC, a proposta destina-se à implementação de escolas diferenciadas em áreas de comunidades carentes, oferecendo uma educação especializada para as necessidades e especificidades dos alunos advindos destes locais. A despeito da proposta inicial do projeto, a rede municipal de ensino tem utilizado majoritariamente a mesma corrente de aprendizagem aplicada às demais escolas - a Tradicional. Com base nesta premissa, este projeto objetivou analisar os resultados obtidos pela supracitada corrente na promoção de melhorias no processo de aprendizagem dos alunos das Escolas do Amanhã, trazendo um debate entre as teorias da Escola Reprodutora de Pierre Bourdieu e da Escola da Resistência de Henry Giroux. Para tanto, foram realizadas entrevistas com 6 sujeitos, dentre eles, professores (as) e funcionários (as), além da análise do livro de ocorrências da escola e demais documentos curriculares que regulamentam o projeto Escolas do Amanhã. Através da articulação e análise dos dados coletados, observamos que apesar da proposta inovadora da construção de uma educação que valorize as diferenças, de acordo com os (as) entrevistados (as), as Escolas do Amanhã não promovem de forma satisfatória este marco no ensino. Neste cenário, entendemos a necessidade de repensar os conteúdos e práticas pedagógicas aplicadas ao projeto, no intuito de atender eficazmente os objetivos aos quais o mesmo se propõe | - |
Descrição: dc.description | Amidst the cultural, economic and social diversity in which the elementary schools of the city of Rio de Janeiro are inserted, the avant-garde project 'Escolas do Amanhã' emerges. Developed by the City of Rio de Janeiro, the proposal is aimed at the implementation of differentiated schools in areas of needy communities, offering a specialized education to the needs and specificities of the students coming from these places. Despite the initial proposal of the project, the municipal education network has mostly used the same current of teaching applied to other schools - Traditional. Based on this premise, this project aimed to analyze the results obtained by the aforementioned current in the promotion of improvements in the learning process of the students of the Schools of Tomorrow, bringing a debate between the theories of the School of Reproduction of Pierre Bourdieu and of the School of Resistance of Henry Giroux. For that, interviews were conducted with 6 subjects, including teachers and staff, as well as the analysis of the school's occurrence book and other curricular documents that regulate the Escolas do Amanhã project. Through the articulation and analysis of the collected data, we observed that despite the innovative proposal to construct an education that values the differences, according to the interviewees, the Schools of Tomorrow barely promote this milestone in education. In this scenario, we understand the need to rethink the contents and pedagogical practices applied to the project, in order to effectively meet the objectives to which it is proposed | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas do amanhã | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia emancipatória | - |
Palavras-chave: dc.subject | Retrocesso educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino público | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Schools of tomorrow | - |
Palavras-chave: dc.subject | Emancipatory pedagogy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational backwardness | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violence | - |
Título: dc.title | Escolas do amanhã': entre a inovação e o retrocesso | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: