Sofrimento psiquico e atividade discente: o caso dos alunos do curso de engenharia de produção da UFF em Niterói

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFigueiredo, Marcelo Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Emmanuel Paiva de-
Autor(es): dc.contributorAlvarez, Denise-
Autor(es): dc.creatorMarcílio, Lucas Rogerio Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:34:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:34:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-22-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-22-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8289-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753100-
Descrição: dc.descriptionEsse projeto tem como questão principal analisar a forma como os alunos da Engenharia da Universidade Federal Fluminense, em especial do curso de Engenharia de Produção, estão lidando com algumas situações que podem ser potencialmente geradoras de sofrimento psíquico. Diante dos números que revelam a existência de uma alta taxa de alunos universitários em situação de estresse, tal como referenciado no decorrer deste estudo, a principal hipótese levantada aqui é a de que a própria instituição e a forma como ela é gerenciada e conduzida por órgãos governamentais tem sido parcialmente responsável por esses números alarmantes. As falas dos alunos entrevistados (individual e coletivamente) revelaram dois pontos principais: o primeiro reside no fato de que, apesar dos discentes ouvidos serem egressos de diferentes realidades socioculturais, todos eles fizeram alguma menção a momentos específicos, ao longo da graduação, que geraram sofrimento potencialmente patogênico; o segundo ponto está relacionado aos mecanismos utilizados por esses alunos para lidar com tal sofrimento, como a manutenção de um espaço público e a busca por reconhecimento e filiação a atividades extracurriculares-
Descrição: dc.descriptionThe present project aims to analyze how the students of Industrial Engineering from Universidade Federal Fluminense are dealing with some situations that can potentially generate psychological suffering. Based on the numbers that somehow points to the existence of a high rate of graduation students under stressful situations, exactly how it was mentioned in this study, the main hypothesis raised here is that the very institution itself and the way it is run and driven by government organizations have been partially responsible for these alarming numbers. The speeches of the students interviewed (individually and collectively) revealed two main points: the first one resides in the fact that, even though the students belong to different sociocultural backgrounds, all of them mentioned specific moments, throughout the graduation process, that somehow produced highly pathogenic suffering; the second point is related to the mechanisms used by these students to deal with that suffering, like the maintenance of a public space and the pursuit for recognition and affiliation to extracurricular activities-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAtividade discente-
Palavras-chave: dc.subjectSofrimento psiquico-
Palavras-chave: dc.subjectPsicodinâmica do trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante universitário-
Palavras-chave: dc.subjectEstresse psicológico-
Palavras-chave: dc.subjectEstresse ocupacional-
Palavras-chave: dc.subjectStudent activity-
Palavras-chave: dc.subjectPsychological suffering-
Palavras-chave: dc.subjectPsychodynamic of work-
Título: dc.titleSofrimento psiquico e atividade discente: o caso dos alunos do curso de engenharia de produção da UFF em Niterói-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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