O acesso à educação pública em tempos de pandemia: a rede municipal do Rio de Janeiro e o ensino remoto na educação básica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Gleyce Figueiredo de-
Autor(es): dc.contributorLima, Kátia Regina de Souza-
Autor(es): dc.contributorSousa, Ebe Campinha de-
Autor(es): dc.creatorVieira, Cláudia da Rocha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:34:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:34:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31509-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753090-
Descrição: dc.descriptionCom o advento da pandemia do coronavírus em 2020, houve a necessidade de paralisar as atividades presenciais, e consequentemente muitas escolas fecharam. Nesse momento pudemos observar como se põe a dualidade educacional, uma vez que, as escolas particulares em poucas semanas já tinham organizado o ensino remoto através de plataformas digitais e o planejamento do conteúdo, enquanto as escolas públicas, essa imediaticidade de aderir o ensino remoto não foi implementada, ainda mais na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro que vem sendo precarizada ao longo de décadas e que levou mais de um ano para concretizar uma plataforma digital oficial denominada de RioEduca para viabilizar as aulas remotas. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão acerca da realidade social vivida na cidade carioca e principalmente dos alunos e professores da rede municipal mediante as barreiras enfrentadas na educação pública frente ao ensino remoto.-
Descrição: dc.descriptionWith the advent of the coronavirus pandemic in 2020, there was a need to paralyze face-toface activities, and consequently many schools closed. At that moment, we were able to observe how the educational duality is established, since, in a few weeks, private schools had already schematized remote teaching through digital platforms and content planning, while public schools, this immediacy of adhering to remote teaching did not was implemented, even more so in the Municipal Education Network of Rio de Janeiro, which has been precarious for decades and which took more than a year to implement an official digital platform called RioEduca to enable remote classes. Therefore, this work aims to reflect on the social reality experienced in the city of Rio de Janeiro and especially for students and teachers of the municipal network through the barriers faced in public education in the face of remote teaching.-
Descrição: dc.description83 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPandemia-
Palavras-chave: dc.subjectDireito à educação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino remoto-
Palavras-chave: dc.subjectEducação pública-
Palavras-chave: dc.subjectRede municipal de ensino do Rio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho docente-
Palavras-chave: dc.subjectCOVID-19, Pandemia de, 2020--
Palavras-chave: dc.subjectEnsino remoto-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino público-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectPandemic-
Palavras-chave: dc.subjectRight to education-
Palavras-chave: dc.subjectRemote teaching-
Palavras-chave: dc.subjectPublic education-
Palavras-chave: dc.subjectMunicipal educatioin network of Rio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching work-
Título: dc.titleO acesso à educação pública em tempos de pandemia: a rede municipal do Rio de Janeiro e o ensino remoto na educação básica-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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