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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Thielmann, Ricardo | - |
Autor(es): dc.contributor | Abreu, Júlio Cesar Andrade de | - |
Autor(es): dc.contributor | Viana Neto, Amaro | - |
Autor(es): dc.creator | Mendes, Luciana Barbosa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:34:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:34:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-09-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-09-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/2216 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753085 | - |
Descrição: dc.description | Este relatório técnico tem busca identificar possíveis fragilidades da saúde pública, entre elas, a má distribuição dos recursos humanos e os reflexos sofridos pela população. A busca por respostas passa obrigatoriamente por uma análise cuidadosa da evolução da saúde pública ao longo dos anos. Para isso, foi traçada uma linha de raciocínio que se inicia com a Conferência Nacional de Saúde que aconteceu em 1941, passando pela criação de um ministério destinado exclusivamente a saúde em 1953, no entanto, podemos considerar como marco efetivo o ano de 1988, quando o Brasil estabeleceu um sistema de saúde dinâmico e complexo (o Sistema Único de Saúde – SUS), o qual tinha como princípio a saúde como um direito do cidadão e um dever do Estado. Desde então, vem sendo promovida uma atenção abrangente e universal, preventiva e curativa, por meio da gestão e prestação de serviços de saúde, envolvendo a comunidade em todos os níveis de governo. Em busca de uma visão mais clara, foram observados registros de pesquisas realizadas por Institutos reconhecidos como o IBGE, os quais nos possibilitam a percepção da evolução obtida ao longo dos últimos anos, Estamos na direção certa, prova disso são os esforços empregados na promoção da saúde em seus diferentes níveis de prevenção (primário - medidas preventivas, secundário – ações realizadas em busca de um diagnóstico precoce, e terciário – busca pela reabilitação do indivíduo). É preciso manter os investimentos em recursos humanos, tecnológicos e pesquisas, sem deixar de promover uma aproximação entre o SUS e a população, que ainda hoje conhece sobre este sistema. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | SUS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos humanos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualidade no atendimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistema Único de Saúde (SUS) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos humanos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atendimento do público | - |
Título: dc.title | Fragilidades da saúde pública | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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